Mobilidade e desenvolvimento Análise da construção da mobilidade urbana na cidade de Aracaju / Mobility and development Analysis of the construction of urban mobility in the city of Aracaju

Syslayne Carlos da Silva Costa, Tony Santos da Silva, Rooseman de Oliveira Silva

Abstract


Desde muito tempo as cidades se firmaram como referência para a vida humana. Todas as relações dentro deste espaço de convivência repercutem na qualidade de vida de milhares de pessoas. Nesse contexto a mobilidade urbana se destaca por dar condições aos cidadãos para usufruir dos bens e serviços, o que é direito de todos. Esta compreensão sobre o conceito de mobilidade urbana permite uma leitura do processo de crescimento das cidades. De forma local permite uma análise do processo de consolidação da cidade de Aracaju. Por meio da análise de dados relacionados a circulação de veículos, em bairros centrais deste município, é possível entender como a ocupação do solo está profundamente ligada a real forma de desenvolvimento. A partir da leitura da percepção do cidadão sobre mobilidade pode-se buscar propostas de transformação, para a realidade complexa que marca hoje os grandes centros urbanos no tocante ao direito de “ir e vir”. Assim, é possível criar um contexto urbano com acesso igualitário e sustentável a toda a população.


Keywords


Cidade, Mobilidade, Aracaju, Desenvolvimento

References


BERGMAN, Lia; RABI, Nidia Inês Albesa (Org). Mobilidade e política urbana: subsídio para uma gestão integrada. Rio de Janeiro: IBAM; Ministério das Cidades, 2005.

CAMPOS, Antonio C. A construção da cidade segregada: o papel do estado na urbanização de Aracaju. In: ARAÚJO, Hélio Mário de. (Org.). O Ambiente Urbano: Visões Geográficas de Aracaju. São Cristovão: Departamento de Geografia da UFS: 2006.

______.DENATRAN. Departamento Nacional de Trânsito. Frota Nacional.

FRANÇA, Vera Lúcia Alves. Aracaju: Estado e Metropolização. São Cristovão: EDUFS, 1999.

______.MCIDADES, Cadernos. Política nacional de mobilidade urbana sustentável. Brasília: Ministério das Cidades, 2004.

______.MCIDADES. Mobilidade urbana é desenvolvimento urbano. Brasília: Ministério das Cidades, 2005.

______.PDDU. 2015 Capítulo IX - Mobilidade Urbana. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju.

SILVA, Rooseman de Oliveira. Formas de uso e apropriação do espeço urbano - O caso do Bairro de Jardins em Aracaju-Se. 2003. 220f. Recife: Dissertação de Mestrado. UFPE.

VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Políticas de Transporte no Brasil: A Construção da Mobilidade Excludente. São Paulo: Manole, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-424

Refbacks

  • There are currently no refbacks.