Uso da inteligência geográfica no apoio à política de prevençãoe combate a queimadas no município de Niterói, RJ, Brasil / The use of geographical intelligence in support of the policy of prevention and fire fighting in the county of Niterói, RJ, Brazil

Authors

  • José Augusto Paixão Gomes
  • Walber Paschoal da Silva
  • Gertrudes Silva Nogueira
  • Orlando Celso Longo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-474

Keywords:

Incêndios florestais, mapeamento de queimadas, cidades resilientes, geoprocessamento.

Abstract

A ocorrência de incêndios na vegetação relaciona-se diretamente com dois tipos de fatores: os de caráter permanente (material combustível, tipo de floresta e topografia) e os de caráter variável (condições climáticas, como por exemplo, a umidade relativa do ar e a temperatura). As características de uso e ocupação do solo associadas às condições climáticas (estação chuvosa no verão e estação mais seca no inverno combinado com períodos de estiagem de várias semanas, no verão, no qual a insolação é muito alta e a umidade atmosférica decresce acentuadamente) contribuem para o aumento do número de focos de incêndios e da extensão das áreas queimadas. Dentre as estratégias para tornar o município modelo de Cidade Resiliente, sobressaem os investimentos em planejamentos e obras de proteção e prevenção aos riscos geotécnicos, bem como em conservação e recuperação de ecossistemas com este mesmo objetivo, ou seja, ação preventiva contra os processos erosivos e de riscos geotécnicos que podem resultar em deslizamentos de encostas. No caso de Niterói, o principal fator de perda de florestas e outros ecossistemas naturais é o fogo. Assim, o presente artigo apresenta as ações desenvolvidas, com o auxílio de geotecnologias, visando a prevenção e o combate aos incêndios florestais.

References

BLOG DO AXEL GRAEL. Niterói contra Queimadas. Disponível em: Axelgrael.blogspot.com. Acesso: 26/11/2018.

BRASIL. Lei Federal n. 11.428 de 23 de dezembro de 2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil.

CONSÓRCIO QUANTA CONSULTORIA/JAIME LERNER ARQUITETOS ASSOCIADOS. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – Tomo I: Plano Integrado Versão Preliminar Revisada. Rio de Janeiro, 2017.

BARBIERI, D. W. et al. Anomalias de precipitação para a região sul do Brasil: análise de consistência. In: SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO, 5.; SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, 1., 2008, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFSM, 2008. p. 3891 - 3903.

FGV PROJETOS. Diagnóstico Técnico, referente ao Projeto de Apoio à Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do Município de Niterói. Niterói, 2015.

GONTIJO, G. A.; PEREIRA, A. A.; OLIVEIRA, E. D. S.; JUNIOR, F. W. A Detecção de queimadas e validação de focos de calor utilizando produtos de Sensoriamento Remoto. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Curitiba/PR. Anais. São Jose dos Campos: INPE, 2011.

GUIMARAES, P.P.; SOUZA, S. M.; FIEDLER, N. C.; SILVA, A. G. Análise de Impacto Ambiental de um Incêndio Florestal. Revista Agrarian Academy. Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.1, n.01, 2014.

NITERÓI. Decreto n. 11.744 de 23 de outubro de 2014. Cria o Programa Niterói Mais Verde (Parque Municipal de Niterói - PARNIT, e o Sistema Municipal de Áreas de Proteção Ambiental - SIMAPA) e dá outras providências. Disponível em https://leismunicipais.com.br.

NOVATERRA SOLUÇÕES EM GEOINFORMAÇÃO. Mapeamento e análise dos incêndios na vegetação no Município de Niterói no verão 2013/2014. Resultados e diretrizes de análise. Niterói, 2014.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

Published

2020-09-21

How to Cite

Gomes, J. A. P., Silva, W. P. da, Nogueira, G. S., & Longo, O. C. (2020). Uso da inteligência geográfica no apoio à política de prevençãoe combate a queimadas no município de Niterói, RJ, Brasil / The use of geographical intelligence in support of the policy of prevention and fire fighting in the county of Niterói, RJ, Brazil. Brazilian Journal of Development, 6(9), 70332–70345. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-474

Issue

Section

Original Papers