O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching

Nivaldo Gomes Pereira Filho, Francisco das Chagas Oliveira, Raíssa Evelyn Veloso Oliveira

Abstract


O ensino de Química tem sido um trabalho complexo para grande parte de professores. A metodologia utilizada, muitas vezes, não proporciona ao aluno a percepção crítica nem vínculo com seu dia-a-dia, o que dificulta o aprendizado. Visto que a teoria atômica é abordada de maneira muito superficial, resumida e pouco contextualizada, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para descrever as principais teorias sobre o átomo a fim de contextualizar, didaticamente, as diferentes partículas atômicas construindo coletivamente o conhecimento sobre o átomo e suas interações, investigando o aprendizado dos alunos diante da aplicação do jogo RPG pedagógico. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos.


Keywords


Ensino de Química, Jogos lúdicos, RPG.

References


AMARAL, Ricardo Ribeiro do; BASTOS, Heloisa Flora Brasil. O Roleplaying Game na sala de aula: uma maneira de desenvolver atividades diferentes simultaneamente. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 11 No 1, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: 1998.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: 2002.

CUNHA, Marcia Borin. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.

DANIELS, Harry. Vygotsky e a pedagogia. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GUIMARÃES, Yara Araújo Ferreira; GIORDAN, Marcelo. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. Universidade de São Paulo - FEUSP/Programa Interunidades em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação – SP.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).

LEAL, Cristianni Antunes; RÔÇAS, Giselle. Sequência didática – brincando em sala de aula. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Programa de pós-graduação stricto sensu em ensino de ciências – PROPEC Mestrado profissional em ensino de ciências Campus Nilópolis – 2011.

MARCATTO, Alfredo. Saindo do quadro – uma metodologia lúdica e participativa baseada no role playing game. São Paulo, 1996.

NASCIMENTO, Lia Midori Meyer; GUIMARÃES, Maria Daniela Martins; EL-HANI, Charbel Niño. Construção e Avaliação de Sequências Didáticas Para o Ensino de Biologia: uma revisão crítica da literatura. VII ENPEC Florianópolis, SC 2009.

OLIVEIRA, Vera Barros de. Jogos de regras e resoluções de problemas. Editora: Vozes, 2ª edição –2004.

RODRIGUES, Sonia. Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil. São Paulo: Bertrand Brasil, 2004.

SCHROEDER, Edson; FERRARI, Nadir; SYLVIA, Regina Pedrosa Maestrelli. A Construção dos Conceitos Científicos em Aulas de Ciências: contribuições da teoria histórico-cultural do desenvolvimento. VII ENPEC Florianópolis, SC 2009.

VASQUES, Rafael Carneiro. As potencialidades do RPG (Role Playing Game) na educação escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar), Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.

ZANIN, Jeferson Lucas. Na Trilha da Aventura: Contribuições do Roleplaying Game (RPG) como um Guia Didático para o Ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-484

Refbacks

  • There are currently no refbacks.