Pratica profissional supervisionada: Ferramenta de aprendizagem profissional técnica de nível médio / Supervised professional practice: Mid-level technical professional learning tool

Érica de Oliveira Araújo, Nélio Ranieli Ferreira de Paula, José Elias de Almeida, José Vanor Felini Catânio, Wagner Viana Andreatta

Abstract


Com abordagem qualitativa interpretativista, o objetivo da pesquisa foi avaliar a integração entre teoria e prática, a interdisciplinaridade e a identificação profissional nas áreas de atuação de Produção vegetal II, pré-validando a capacitação técnica e fundamentando as reflexões sobre ensino e aprendizagem na conjuntura profissional técnica de nível médio.  No período de fevereiro a dezembro de 2019 foi aplicado questionário com 122 estagiários da disciplina de Produção vegetal II, devidamente matriculados no 2° ano do curso técnico integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste.  Os resultados permitiram concluir que a prática profissional supervisionada apresenta-se como importante ferramenta para a construção da identidade profissional técnica de nível médio, caracterizando-se como é um momento de potencial contribuição para a formação inicial técnica. A interdisciplinaridade utilizada como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem proporciona aos estagiários a percepção clara e objetiva das interrelações disciplinares. O norteio de uma compreensão mais apurada e critica da prática profissional supervisionada no âmbito institucional, no que se refere à proposta e execução do projeto de ensino, contribuindo para um olhar mais atento as singularidades da formação educacional profissional de nível técnico.


Keywords


Formação técnica de nível médio, Teoria e prática, Interdisciplinariedade, Agropecuária.

References


ARANTES, V. A. (org.). A afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003. 237 p.

FAZENDA, I, C. A.; GODOY, H. P.. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. Editora Cortez, 2014. 288p.

FREIRE, P.. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa. Editora Paz e Terra, 1996. 148 p.

PIRES, F. C. O. O papel do professor orientador na efetiva ação do estágio: múltiplas visões. In: XVI-ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP. Campinas, 2012, p. 930 - 941.

PRODANAV, C.; FREITAS, E. Metodologia do Trabalho científico: Métodos e técnicas do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013.

SANTOS, Felisnaide Martins dos. [online]: A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem como mediadora da práxis educativa no Ensino. 2012 Disponível em: www.unisulma.edu.br. Acessado em 19 fev 2020.

SILVA, H.I., GASPAR, M.. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018.

SILVA, M.D., TORRES, A.A.S.. A visão do discente sobre a interdisciplinaridade como método de ensino. Revista [email protected]ência, v.10, n. 1, p. 1 – 11, 2014.

SILVEIRA, D.; CÓRDOVA, F. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.;SILVEIRA, D.T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 56 p.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984, 90 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-485