PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: Reflexões críticas sobre a política educacional do Brasil / PIBID SOCIAL SCIENCES AND DISCENT TRAINING: Critical Reflections on Brazil's Educational Policy

Authors

  • Bruno Laurentino da Silva
  • José Alberto da Silva
  • Karlla Christine Araújo Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-503

Keywords:

Programas Formativos, Política Educacional, Formação Docente.

Abstract

Este artigo está diretamente relacionado à descrição e defesa do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Programa que tem como objetivos incentivar a formação de docentes em nível superior e contribuir para a construção de uma educação pública e de qualidade. Como consequências, o programa também tem colaborado para elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e promover a integração entre educação superior e educação básica, tendo como um dos eixos a articulação entre teoria e prática tão necessárias à formação dos docentes e para elevar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão nos cursos de licenciatura em todo Brasil. Diante da interrupção desse programa, percebemos que sua exclusão segue uma lógica atrelada a um projeto de Estado Neoliberal que pretende fragilizar a formação de docentes e a educação pública no Brasil. Desta forma, apesar de existir um conjunto de resultados significativos das ações realizadas pelos PIBIDs em âmbito nacional, na realização de suas intervenções escolares e abrangência acadêmica dos projetos, estes resultados não foram ponderados no momento de decidir sobre a não continuidade e a lacuna que será gerada nos diferentes níveis de educação e sobre as políticas de formação docente.

Para exemplificar a importância desse programa como uma política pública de qualidade, com impacto social significativo na formação de professores no Brasil, pretendemos descrever algumas práticas do PIBID Ciências Sociais/UERN, um programa socialmente empenhado na afirmação dos valores da democracia, da cidadania, da igualdade e do reconhecimento das diferenças, como princípios fundamentais na formação de educadores e da juventude brasileira. Tais experiências nos concede compreender a importância dos estudos desenvolvidos no âmbito das ciências sociais em defesa de uma educação pública de qualidade e suas interpretações sobre o Brasil em sua configuração histórica atual, onde se desencadeiam processos de desestruturações da organização social do povo brasileiro.

References

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. V. 56. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

LIBANEO, José Carlos et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez, 2005.

FREIRE, Paulo. Política e educação. Ensaios / Paulo Freire. – 5. Ed. - São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23).

IANNI, Octavio. A Sociologia de Florestan Fernandes. Estud. av. vol.10 no.26 São Paulo Jan./Apr.1996. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141996000100006 SAVIANI, Demerval. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por outra política educacional. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1998.

http://portal.mec.gov.br, em 23/03/18.

O contexto Político e a educação nacional. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000200329.

Published

2020-09-22

How to Cite

Silva, B. L. da, Silva, J. A. da, & Souza, K. C. A. (2020). PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: Reflexões críticas sobre a política educacional do Brasil / PIBID SOCIAL SCIENCES AND DISCENT TRAINING: Critical Reflections on Brazil’s Educational Policy. Brazilian Journal of Development, 6(9), 70790–70803. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-503

Issue

Section

Original Papers