Estudo das características do rejeito britado de mármore, em comparação à brita convencional, para uso como agregado de concretos / Study of the characteristics of crushed marble waste, compared to conventional gravel, for use as concrete aggregate

Igor Vieira Fernandes, Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça

Abstract


Com o crescimento das preocupações relativas às questões ambientais em todos os setores da sociedade na atualidade, com o setor da construção civil não tem sido diferente. A busca por produtos que sejam eficientes e ao mesmo tempo sejam capazes de causar pouco ou nenhum dano ao meio ambiente, vem incentivando numerosas pesquisas sobre materiais oriundos de fontes renováveis e cuja exploração gere benefícios para a sociedade que os explore. O composto mais utilizado atualmente como agregado graúdo na confecção de concretos é a brita de origem granítica, porém em diversos lugares está implicando na escassez desse recurso natural pela alta demanda de consumo. Ademais, como a grande quantidade e variedade de resíduos gerados no processamento e beneficiamento de mármores e granitos tem se tornado um grande problema ambiental devido à forma inadequada de disposição, a reciclagem sistemática desses resíduos tem se mostrado como uma solução para minimizar esses impactos ambientais e agregar valor ao rejeito indesejado. Então, o objetivo deste trabalho é avaliar as características do rejeito britado de mármore, comparando com as características da brita convencional, a fim de observar a viabilidade de sua utilização como agregado graúdo em concretos. Foram realizados ensaios de caracterização física do agregado graúdo convencional e do resíduo de mármore, além de pesquisa bibliográfica. Observou-se que tanto a brita granítica utilizada neste trabalho quanto o rejeito britado de mármore apresentam características satisfatórias para serem utilizados em concreto.

 

 


Keywords


Concreto, agregado graúdo, resíduo.

References


ALHADAS, M. F. S. Estudo da influência do agregado graúdo de diferentes origens mineralógicas nas propriedades mecânicas do concreto. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Minas Gerias, Belo Horizonte.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 7211: Agregados

para concreto - Especificação. Rio de Janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NM 45: Determinação

da massa unitária e volume de vazios. Rio de Janeiro, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NM 53: Agregado

Graúdo - Determinação da massa específica, massa específica aparente e absorção de água. Rio de Janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NM 248: Agregados -

Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2003.

BATISTA, J. H. R. F. ; Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça ; SOUSA NETO, V. F. ; BATISTA, W. R. F. ; SILVA, C. C. V. P. ; NUNES, C. G. L. . Desempenho de blocos de concreto simples incorporados com resíduos de rochas ornamentais. EDUCAÇÃO AGRÍCOLA SUPERIOR, v. 33, p. 08-13, 2018.

BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2007). Rochas Ornamentais. Brasília: Ministério da Educação, 29 p.

CHAGAS FILHO, M. B. Estudo de agregados lateríticos para utilização em concretos estruturais. Tese (doutorado). Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB. 2013.

FIGUEIRA, H. V. O.; LUZ, A. B.; ALMEIDA, S. L. M. Britagem e Moagem. In: Luz, A. B.

et al. Tratamento de Minérios. Rio de Janeiro: CETEM/COPM. 2010. Cap. 4, p. 143-211.

HERMETO BUENO, C. F. Tecnologia de materiais de construção. Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Engenharia Agrícola. MG. 2000.

MATTOS, B. B. M. Estudo do Reuso, Reciclagem e Destinação Final dos Resíduos da Construção Civil na Cidade do Rio de Janeiro. 2014. Projeto de Graduação (em Engenharia Civil) - UFRJ / Escola Politécnica, Rio de Janeiro.

NEVILLE, A. M.; CREMONINI, R. A. Propriedades do Concreto. Porto Alegre: Bookman, 2016.

SILVA JUNIOR, F. A.; MARTINELLI, A. E. Análise das Propriedades do Agregado Graúdo: Brita de Origem Calcária, Proveniente do Rejeito da Fabricação de Cimentos, para Compósitos Cimentícios. In: CBCIMAT, 2014, Cuiabá. Anais 21º CBECIMAT. 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-507

Refbacks

  • There are currently no refbacks.