Influência das partículas de mármore e granito nas propriedades mecânicas dos compósitos poliméricos / Influence of marble and granite particles on the mechanical properties of polymeric composites

Ingrid Moreira Reis, Karla Suellen Lino Barbosa, Gabrilly Monteiro Melo, Willam Rayplam Pereira Coelho, Iara Ferreira Santos, Disterfano Lima Martins Barbosa, Reginaldo Saboia de Paiva, Deibson Silva da Costa

Abstract


Como forma de viabilizar a utilização de resíduos industriais como carga em compósitos poliméricos, foram fabricados compósitos contendo resíduo de mármore e granito nas proporções de 10 % e 20 % nas granulometrias de 200 e 400 Meshs da série Tyler, mediante o método de fabricação hand lay up associado a prensagem em molde fechado. A matriz polimérica utilizada foi a resina poliester isoftálica em conjunto com o acelerador de cobalto (1,5 % v/v) e o catalizador (1 % v/v). No qual, foi realizada a inquirição morfológica no resíduo por meio do microscópio eletrônico de varredura e feito o ensaio de resistência à tração (ASTM D3039) nos compósitos. Com base no desempenho mecanico dos compósitos, a proporção de 10 % RMG na granulometria de 400 Mesh obteve um aumento de aproximadamente 73 % e a proporção de 10 % RMG na granulometria de 200 Mesh apresentou o melhor desempenho de tração com aumento de aproximadamente 100 %, ambos em relação a matriz plena, o que comprova a atuação do compósito como reforço efetivo no sistema matriz/carga, tornando-o uma alternativa viável de utilização como carga em compósitos para revestimento interno em gerais.


Keywords


Sustentabilidade, Compósitos, Resíduo de mármore e granito.

References


Aguiar, M.C. et al. Caracterização de resíduo de mármore para fabricação de rocha artificial. 22º CBEiMat – Congresso Brasileiro de Engenheira e Ciência dos materiais. p. 7-9, 2016.

Aguiar, Mariane Constalonga de. Utilização de resíduo de serragem de rocha ornamental com Tecnologia de fio diamantado em ceramica vermelha. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Centro de Ciência e Tecnologia, Engenharia e Ciência de Materiais, 2012.

Ajayan, P. M. et al. Nanocomposite Science and Technology. 1. ed. Weinheim: Wiley, 2003.

Al-Turaif, H. A. Efect of nano Ti02 particle size on mechanical properties of cured epoxy resin. Progress in Organic Coatings, vol. 69, n.3, p. 241-246, 2010.

ASTM D 3039. Standard Test Method for Tensile Properties of Plastic (Metric). Annual Book of Standards, American Society for Testing and Materials, EUA, 2008.

Barbosa, K. S. L. et al. Compósito de matriz poliéster isoftálica com carga de resíduo de mármore e granito. 74 º Congresso Anual da ABM-Internacional, 2019.

Bessa, Magno Luiz Tavares. Estudo da dispersão e adesão de micropartículas de diamante em formulação de compósitos epoxídicos. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Centro de Ciência e Tecnologia, Engenharia e Ciência de Materiais, 2017.

Callister jr, W.; Rethwisch, D. Ciência e Tecnologia de Materiais: Uma Introdução. Tradução Sergio Murilo Stamile Soares. 9ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 845 p.

Castro, A. L.; Pandolfelli, V. C. Revisão: Conceitos dispersão e empacotamento de particulas para a produção de concretos especiais aplicados na construção civil, 2009.

Chiodi Filho, Cid. O setor brasileiro de rochas ornamentais: Produção brasileira de lavra. ABIROCHAS, 2019.

Costa, D. S. da. Estudo da influência de resíduos gerados pela indústria de mineração nas propriedades de compósitos matriz poliéster reforçados com fibras naturais. Belém, 229 p., 2016. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Pará.

Factori, Irina Marinho. Processamento e propriedade de compósitos de poliamida 6.6 reforçada com vidro reclicado. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Metálúrgica e de Materiais, 2009.

França, B. R. et al. Durabilidade de blocos de encaixe de solo-cimento com a incorporação de resíduo calcário do beneficiamento do mármore. 72° Congresso Anual da ABM. 2017; v. 72: p. 1056-1066

Melo, Patricia Maria Alves de. Compósitos particulados de polietileno de alta densidade e concha de molusco: Efeito do teor e da granulometria. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraíba, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de materiais, 2013.

Moura, W. A.; Gonçalves, J. P., Leite, R. S., Utilização do resíduo de corte de mármore e granito em argamassas para revestimento e confecção de lajotas para piso. In: Revista Sitientibus, UEFS, Feira de Santana/Ba, v.26, p.49 - 62, 2002.

Rodrigues, Diego Nery. Influência da adição de resíduo de mármore e granito em compósitos de matriz polimérica reforçados com fibra de coco. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, 2016.

Santos, I. F. et al. Reciclagem de resíduos de mármore e granito em matrizes poliméricas. XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química-COBEQ, 2014.

Spala, S. T. et all. Caracterização tecnológica de resíduos de beneficiamento de rochas ornamentais para seu uso em concreto. XXV Jornada de Iniciação Cientifica em Desenvolvimento Tecnologico e Inovação, 2017.

Taguchi, S. P. et al. Caracterização química e física do resíduo granítico Iberê Crema Boudex, Iberê Golden e Twilight proveniente do corte utilizando multifios. 20º CBEiMat – Congresso Brasileiro de Engenheira e Ciência dos materiais. p. 5, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-588

Refbacks

  • There are currently no refbacks.