Implicações da dislexia no processo de ensino/aprendizagem / Implications of dyslexia in the teaching/learning process

Authors

  • Maria Neuraildes Gomes Viana
  • Walter Rodrigues Marques
  • Joelice Silva da Luz
  • Maria José Conrado Serra Barros
  • Marizelia Dielle de Freitas
  • Ana Paula Cerqueira Marques
  • André Nogueira Machado
  • Luís Félix de Barros Vieira Rocha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-589

Keywords:

Escola. Dificuldade de aprendizagem. Processo ensino/aprendizagem. Dislexia. Educação especial/inclusiva.

Abstract

A evasão escolar é uma questão latente na realidade da educação e muitos são os fatores que contribuem para isso. Objetiva-se fazer com que os educadores se apropriem do que é a dislexia e o que essa deficiência pode provocar durante o processo de ensino/aprendizagem. O artigo visa descrever essa dificuldade de aprendizagem que nem sempre é percebida a diferença em relação de causa e efeito entre a dislexia e o baixo rendimento dos alunos. Partiu-se da ideia de que o professor que atua com discentes com dificuldade de aprendizagem, precisa ter conhecimento acerca dos disléxicos, seus diagnósticos e prognósticos, para a concretização de um processo de ensino e aprendizagem eficiente. Pretende-se buscar estratégias que minimizem os efeitos da dislexia no processo ensino/aprendizagem. Utilizou-se como referencial teórico os seguintes autores: Alioto e Prado (2011); Capovilla (2004); Ciasca (2003); Davis (2004); Fernandes e Penha (2008); Figueredo (2009), dentre outros. A temática da dislexia é relevante para o campo da educação e educação especial/inclusiva, da psicologia e para a sociedade de modo geral, pois contribui para conscientização de que o aluno com dislexia não deve ser rotulado como um indivíduo incapaz de aprender, mas que possui dificuldade de aprendizagem, necessitando de adaptação às suas condições e limitações.  A pesquisa é bibliográfica. Espera-se que o artigo possa contribuir para o campo da educação especial/inclusiva no tocante à dislexia e sua relação com a comunidade escolar.

 

 

References

ALIOTO, Olavo Egídio; PRADO Elisa. Estratégias na alfabetização de crianças disléxicas. 2011. Disponível em: <http://faculdadefamesp.com.br/novosite/wp-content/uploads / 2011/12/artigo8.pdf>. Acesso em: 30/09/2019.

BONFIM, Raphaela da Silva. OLIVEIRA, Elizângela de Souza. et.al. Inclusão Social: professores preparados ou não? Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta. 2012.

CAMEIRÃO, Manuela L. Dislexia no 1º ciclo: Da atualidade científica às concepções dos professores. Vila Nova de Gaia Portugal, 2005. 28p

CAPOVILLA, Alessandra Gotuso Seabra. Compreendendo a dislexia: definição, avaliação e intervenção. Cadernos de Psicopedagogia, 2002.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuso Seabra. et al. Estratégias de leitura e desempenho em escrita no início da alfabetização. Revista Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8, n. 2, p. 189197, dez. 2004.

CIASCA, Sylvia. Distúrbios de Aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

DAVIS, R. D. O dom da dislexia: O novo método revolucionário de correção da Dislexia e de outros transtornos de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

FERNANDES, R. A.; PENNA, J. S. Contribuições da psicopedagogia na alfabetização dos disléxicos. Revista Terceiro Setor, v. 2, n. 1, 2008.

FIGUEIREDO, N. P. A dislexia como uma das principais causas dos distúrbios de aprendizagem na área da leitura e da escrita. Revista de Pedagogia Perspectivas em Educação, set. - dez. 2009.

Published

2020-09-24

How to Cite

Gomes Viana, M. N., Marques, W. R., da Luz, J. S., Barros, M. J. C. S., de Freitas, M. D., Marques, A. P. C., Machado, A. N., & Vieira Rocha, L. F. de B. (2020). Implicações da dislexia no processo de ensino/aprendizagem / Implications of dyslexia in the teaching/learning process. Brazilian Journal of Development, 6(9), 71956–71971. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-589

Issue

Section

Original Papers