Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação e Retenção dos alunos em uma Faculdade de Manaus/Analysis of the Application of the PDCA cycle in Processes of Capture and Retention of students in a Faculty of Manaus

Priscilla Mendonça de Lima Melgueiro, Sil Franciley Dos Santos Quaresma, Kleber Bittencourt Oliveira, Edílson Marques Magalhães

Abstract


Este trabalho visou analisar a eficácia do Processo Comercial para Captação e Retenção de alunos, a partir da aplicação do Ciclo PDCA em uma faculdade particular de Manaus (modalidade presencial), bem como descobrir os principais motivos para o alto índice de evasão entre os anos de 2018 e 2019. A metodologia desta pesquisa foi baseada no desenvolvimento do ciclo PDCA o qual é constituído de quatro fases distintas: Planejamento, Desenvolvimento, Verificação e Ação, além da ferramenta de qualidade GUT e Ishikawa, e possui caráter qualitativo. Para conhecer a fundo as insatisfações dos alunos, foi aplicado um questionário direcionado a 150 discentes desta unidade, bem como um questionário para a gerente comercial da instituição. As práticas de captação e retenção utilizadas pela instituição foram atualizadas e a partir disso foi lançado uma nova proposta de trabalho para a solução da problemática em questão. Com a presente pesquisa foi possível perceber que, apesar da elevada qualificação dos profissionais, o que de fato levam 42% dos alunos a não renovarem com a faculdade são oriundos de problemas financeiros; 19% alterações nos boletos bancários de um mês para outro; 12% mudanças para outros estados; 18% afirmaram falta de vocação/identificação com o curso, e 9% falta de praticidade e esclarecimento no momento da matricula.


Keywords


Captação, Renovação, Gestão da qualidade.

References


ALVES, R. Planning a quality management system for a public technical education institution. Revistas dos Mestrados Profissionais. 2015.

MEDEIROS, Janine Fleith de; CRUZ, Cassiana Mariz Lima. Comportamento do consumidor: Fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores, 2017. Disponível em: www.upf.com.br/cepeac. Acesso em: 03 setembro de 2019.

SILVA, R. B. Método de diagnóstico e análise do S&OP: uma ferramenta para mapeamento do nível de integração do processo e identificação de oportunidades de melhoria. Dissertação (mestrado) – UNISINOS – Programa de Pós Graduação em Administração.São Leopoldo. 2018.

SILVA, Cleiton Oliveira; SOUZA, Ícaro AGOSTINO. A utilização do método PDCA para melhoria dos processos: um estudo de caso no carregamento de navios. Revista Espacios. 2017.

PIANA, MC. A. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019. 233p. ISBN 97885-7983-0389. Avaialable from SciElo Books http://books.scielo.org.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015).

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

FALCONI, V. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). 8. ed. Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e Serviços Ltda. 256 p, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-596