A valorização de outros saberes na produção de novos conhecimentos / The valorization of other knowledge in the production of new knowledge

Authors

  • Marcos Flávio Portela Veras
  • Edna Aparecida de Oliveira
  • Meire Borges de Oliveira Silva
  • Patrícia Sheyla Bagot de Almeida
  • Simone Rodrigues de Paula Moura

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-661

Keywords:

Educação, Interculturalidade, Saberes, Pesquisa.

Abstract

Este texto apresenta uma breve reflexão sobre a relevância da presença de alunos pertencentes a grupos culturalmente distintos nos vários níveis de formação acadêmica, bem como uma abertura para entender seus saberes, com vistas a realização de novas pesquisas e diferentes enfoques. Por meio de uma revisão de literatura são levantados alguns aportes teórico-metodológicos sobre a necessidade de explorar o contexto sócio-histórico de cada indivíduo no processo de produção de conhecimento, a dinâmica da cultura que deve ser valorizada e a importância da participação ativa do educando no processo de ensino-aprendizagem com sua subjetividade e sua história de vida. A ideia é provocar uma reflexão sobre as tensões que envolvem na prática a diversidade cultural na educação. Diante das garantias legais, pensar o acesso, o acompanhamento e a valorização desses saberes que são acionados e confrontados num ambiente de predomínio do pensamento científico ocidental. Sendo assim, o diálogo pode ser um importante caminho na busca de uma troca de perspectivas, onde haja ganho mútuo, tornando possível não somente a convivência, mas também descobertas e aprendizados em direção a novos conhecimentos. Logo, a participação de tais indivíduos na educação e pesquisa deve ser incentivada, havendo esforço para que tenham seus saberes valorizados e transformados em fonte de novas descobertas do conhecimento humano.

References

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 15 fev. 2020.

BRASIL. LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf> Acesso em 12 fev. 2020.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação [online]. Rio de Janeiro. No. 24, Dez. 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GOMES, Ana Maria R. O processo de escolarização entre os Xakriabá: explorando alternativas de análise na antropologia da educação. Revista Brasileira de Educação. [online], Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, Ago. 2006.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

VERAS, M. F. P. Entre a fixação e mobilidade – um estudo das percepções territoriais de agrupamentos indígenas e não indígenas e das intervenções estatistas no Rio Cuieiras (Baixo Rio Negro). 2019. Tese. (Doutorado em Antropologia Social). Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2019.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Published

2020-09-29

How to Cite

Veras, M. F. P., Oliveira, E. A. de, Silva, M. B. de O., Almeida, P. S. B. de, & Moura, S. R. de P. (2020). A valorização de outros saberes na produção de novos conhecimentos / The valorization of other knowledge in the production of new knowledge. Brazilian Journal of Development, 6(9), 72929–72935. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-661

Issue

Section

Original Papers