A feira de profissões da universidade de Rio Verde na visão de seus visitantes / The professional fair of the university of Rio Verde in the view of its visitors

Vanessa Renata Molinero de Paula, Marcelo Gomes Judice, Deusmaura Vieira Leão, Fábio Elias Freitas, Carolina Merida, Lidiane Bernardes Faria Vilela, Rodrigo Francisco Borges Lourenço, Danyelle Ferreira das Neves, Sebastião Lázaro Pereira

Abstract


 Frente às incertezas do mundo atual, a escolha de uma futura profissão não é uma tarefa fácil para os jovens. A Feira das Profissões da Universidade de Rio Verde (UniRV) visa colocar o estudante de ensino médio em contato com o ambiente universitário, disponibilizando informações a respeito dos cursos ofertados pela UniRV. O objetivo desse trabalho foi identificar as características dos visitantes da Feira de Profissões e, ainda, conhecer a opinião destes em relação ao evento. Os visitantes receberam, ao entrar na Feira, um questionário avaliativo do Evento e acadêmicos da UniRV passaram recolhendo os questionários respondidos enquanto era feita a visitação. Os visitantes da II Feira de Profissões, realizada em 2019, apresentaram idade entre 11 e 27 anos, com média de 16,24 anos. A principal razão apontada para participar do Evento foi conhecer os cursos/profissões, com 27,4%. 93,9% dos participantes disseram que suas expectativas em relação ao evento foram atendidas. 21,3% dos visitantes apontaram “Conheceu melhor os cursos” como a principal razão para suas expectativas terem sido atendidas, e, além disso, 12,8% disseram ter suas dúvidas esclarecidas, reforçando a importância da realização do Evento. 64,0% dos visitantes classificaram o Evento como excelente e 35,4% como bom. Foram avaliados também diversos aspectos do evento, todos recebendo boas avaliações.  Pode-se constatar que a Feira de Profissões da UniRV agradou a seus participantes, cumprindo seu papel de auxiliar os jovens a conhecerem melhor os cursos e poderem fazer uma escolha mais fundamentada de suas futuras profissões.


Keywords


Vocação, Carreira, Extensão.

References


DA SILVA, Luiz Everson; DE OLIVEIRA, Alinne Pereira; DE OLIVEIRA, Adriana Lucinda. Análise da evasão dos estudantes do curso de ciências da UFPR litoral/Analysis of the evasion of the students of the science course of UFPR littoral. Brazilian Journal of Development, v. 4, n. 6, p. 3249-3267, 2018.

FONÇATTI, G.; GALAFASSI, C.; AUDI, D.; ISQUERDO, D.; DA CONCEIÇÃO UVALDO, M.; RINDEIKA, M.; CALAZANS, O: Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões. São Paulo - SP. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.17, n.1, p.103-113, jan.-jun. 2016.

TESSARO, D.; SCHMIDT, B: Escolha profissional: teoria e intervenções sistêmicas voltadas ao adolescente e à família. Pensando fam., Porto Alegre, v.21, n.1, p.92-104, jul. 2017. Disponível em . acessos em 24 ago. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-677

Refbacks

  • There are currently no refbacks.