Compreendendo função exponencial e sua construção gráfica através da plataforma digital geogebra / Understanding exponential function and its graphic construction through the digital geogebra platform

Authors

  • Karla Laiany dos Santos Vieira
  • Cristhiane de Souza Ferreira
  • Sérgio Luiz Pereira Nunes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-091

Keywords:

educação matemática, tecnologia, tendências metodológicas.

Abstract

O trabalho apresenta argumentação em relação a estruturação da percepção matemática de Função Exponencial intermediado pelo software Geogebra. Seu propósito visa auxiliar a construção do conceito de Função Exponencial, a partir de pesquisas e estudos utilizando esta ferramenta de aprendizagem digital. Como aporte teórico nos fundamentamos em Nóbriga et. al. (2012) que destacam que diversas pesquisas norteiam contribuições de programas dessa categoria para o Ensino de Matemática, bem como Borba e Penteado (2007) que propõem além da aplicação do software, a possibilidade de utilização do laboratório de informática, uma vez que, configuram novas Tendências Metodológicas na Educação Matemática. No primeiro momento foi realizado uma pesquisa comparando a forma convencional de ensino com a metodologia mediada pelo software Geogebra. Em segunda instância, realizamos o teste com o aplicativo para ratificar nossas propostas e depreender que através do Geogebra podemos ofertar de maneira persuasiva o conceito da temática proposta e suas características. Os resultados mostram que mudando a didática, incluindo plataformas digitais, os estudantes demonstram maior interesse, motivando a prática da iniciação científica, mas é primordial que o docente domine a ferramenta, em virtude de que, esta por si só, não garante aprendizado.

References

BARROSO, D.F. Construindo o conceito de função exponencial a partir dos objetos digitais de aprendizagem “torre de hanói” e “geogebra”. Disponível em http://fsd.edu.br/revistaeletronica/arquivos/3Edicao/artigo21%20DEJAIR.pdf. Acessado em 14 de setembro de 2017.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, v. Tendências em Educação Matemática, 2007. 100 p.

BORGES N. et.al. Manual do Geogebra. Disponível em: < http://ftp.multimeios.ufc.br/~geomeios/geogebra/manual.htm >. [S.L]. [200?], Acesso em: 7 dez. 2010.

BREDA, A.; HUMMES, V. B.; LIMA, V. M. R. Torre de Hanói virtual e a construção do conceito de Função Exponencial no Ensino Médio. Rio Grande do Sul, 2013.

FACCO, T.C. “Conhecendo um pouco mais sobre geogebra”; Educação Matemática e Tecnologias. Disponível em <http://edumatecno.blogspot.com.br/2013/04/conhecendo-um-pouco-mais-sobre-o.html>. Acessado em 14 de setembro de 2017.

FORNAZA, R. Aplicação dos recursos de informática na educação: computador e uso da internet. Caxias do Sul, 2012.

NÓBRIGA, J. C. C.; SANTOS, G. L.; ARAÚJO, L. C. L.; FEREIRA, B. S.; LIMA, R. GGBOOK: Uma interface que integrará os ambientes de texto e gráficos no GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 01, n. 01, p. 03 - 12, 2012. ISSN 2237 - 9657.

TATIBANA, C.E.; TOFFOLI, S.F.L.; SODRÉ, U. Ensino Médio: Funções Exponenciais: Exercícios. Disponível em <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/expolog/exponenc-a.htm>. Acessado em 14 de setembro de 2017.

Published

2020-10-06

How to Cite

Vieira, K. L. dos S., Ferreira, C. de S., & Nunes, S. L. P. (2020). Compreendendo função exponencial e sua construção gráfica através da plataforma digital geogebra / Understanding exponential function and its graphic construction through the digital geogebra platform. Brazilian Journal of Development, 6(10), 75314–75323. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-091

Issue

Section

Original Papers