Migração Norte/Nordeste para a Amazônia Oriental / North/Northeast Migration to Eastern Amazonia

Authors

  • Cleide Pereira dos Anjos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-109

Keywords:

Migração, Território e Educação.

Abstract

O presente trabalho tem como problemática a relação entre a migração Norte-Nordeste para as regiões Sul e Sudeste do estado do Pará e a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) nos governos Lula-Dilma (2002-2016). Desta forma, o objetivo é compreender que conexão existe entre as dinâmicas migratórias das regiões Norte-Nordeste para as regiões Sul e Sudeste do Pará e a criação da Unifesspa. Como resultados preliminares, têm-se um Estudo de Caso com pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários aos (as) alunos (as) da referida universidade, sendo uma turma por curso e realização de entrevistas semiestruturadas com sujeitos das instâncias governamentais, diretamente relacionadas com a criação da Unifesspa. A dinâmica regional amazônica de desenvolvimento ocorreu a partir de formas centralizadas de apropriação de seu território, dentro de uma política de territorialização do capital e expansão do capitalismo. De acordo com Loureiro (1992), receando uma intervenção internacional, o governo militar do Presidente Médici (1969-1974) decide concretizar um projeto territorial de integrar a Amazônia ao restante do Brasil. O lema ideológico “homens sem terra para terras sem homens” criou a solução perfeita para resolver o problema da seca no Nordeste e povoar a Amazônia, criou-se para isso o Programa de Integração Nacional (PIN) de caráter geopolítico, pelo governo militar, através do decreto-lei 1.106 de 16 de julho de 19 70. Isso se constituía como uma ação territorial pública, através da criação das frentes pioneiras, Mello (2006); A partir do PIN, implementaram-se os Planos Nacionais de Desenvolvimento I e II (PND I e II). O conceito de território na pesquisa é o de Santos e Silveira (2008), onde se entende território como uma extensão apropriada e usada. Hebétte (2004) caracteriza este fenômeno da migração em massa de nordestinos como a mobilidade da força de trabalho, num contexto de expansão do capitalismo e territorialização do capital (Heidemann, Toledo e Boechat, 2018), como meio de produção internacionalmente dominante. A partir desta política é que é criado o lema “integrar para não entregar” e ocorre a abertura da rodovia Transamazônica como a principal via de comunicação e de colonização regional. Ratzel (1990) concebe o Estado como organismo territorial, referência ao seu papel de articular o povo ao solo, por meio de políticas territoriais. Dele se origina o termo geopolítica que é o pensamento ideológico do Estado. Assim, pretende-se investigar o fenômeno da migração Norte-Nordeste no contexto da criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) como mais uma política de modernização do território, e como perspectiva de desenvolvimento da região, sustentada por propostas que promovam a dignidade humana, através da educação.

References

ANDRADE, Manuel Correia. O nordeste e a questão regional. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1985 (Série Princípios).

BECKER. Bertha K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos:guia prático do estudante. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

GAMBOA, Silvio Sanchez, SANTOS FILHO, José Camilo dos (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1997. (Coleção Questões da Nossa Época; v.42).

HAESBAERT, Rogério. Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. (org.) 2ª ed. Niterói: EDITORA DA UFF, 2013.

HEBETTE, Jean. Cruzando a fronteira: 30 anos de campesinato na Amazônia. Belém, Pa: EDUFPA, 2004, vol. III.

IANNI, Otávio. Colonização e contra-reforma agrária na Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1979. 140p (Coleção Sociologia Brasileira; v. 11).

LOUREIRO, Violeta Refkalalefsky. Amazônia, estado, homem, natureza. Belém: CEJUP, 1992.

MARTINS, José de Souza. Expropriação e violência. São Paulo: Hucitec, 1991.

MELLO, Neli Aparecida de. Políticas territoriais na Amazônia. São Paulo, SP: Annablume, 2006.

NETO, Antônio Cabral, NASCIMENTO, Ilma Vieira e CHAVES, Vera Jacob (organizadores). Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil: democratizaçãoàs avessas. São Paulo: Xamã, 2011.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, Milton, SOUSA, Maria Adélia A. de e SILVEIRA, Maria Laura. Território:globalização e fragmentação, 5ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: territ.ório e sociedade no início do século XXI. 11ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2008.

VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo, autoritário e campesinato: um estudocomparativo a partir da fronteira em movimento. Rio de Janeiro: Difel, 1976.

VIEIRA, Eurípedes Falcão; VIEIRA, Marcelo Milano. Espaços econômicos:geoestratégia, poder e gestão de território. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 2003.

Published

2020-10-06

How to Cite

dos Anjos, C. P. (2020). Migração Norte/Nordeste para a Amazônia Oriental / North/Northeast Migration to Eastern Amazonia. Brazilian Journal of Development, 6(10), 75526–75545. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-109

Issue

Section

Original Papers