Percepção sobre política e cidadania: a criação de uma pesquisa em sociologia como metodologia de ensino / Politics and citizenship perception: the stablishment of a research in sociology as teaching methodology

Claudyanne Rodrigues de Almeida, Karina Andréa Tarca, Cleber Alves Feitosa, Camila Santana Nunes, Maysa Nunes Barbosa Vilela, Higor Henrique Carvalho Oliveira, Giliane Lima Leite, Julia Oliveira Alves

Abstract


Neste trabalho apresentamos algumas reflexões e resultados sobre um projeto de pesquisa sociológico quantitativo pensando como metodologia de ensino e realizado de maneira interdisciplinar entre as  disciplinas  de Sociologia, Matemática e Informática. O projeto teve por objetivo trabalhar de maneira mais concreta e  estimulante  os  conteúdos  de ciência  política  ensinados  na  disciplina  de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, optamos por construir uma metodologia focada em uma pesquisa empírica sobre a percepção e posicionamentos políticos dos moradores da cidade  de  Rondonópolis,  contexto  social dos próprios  alunos. O questionário de trinta e nove questões sondou a respeito de conceitos como Democracia, Cidadania, Direitos Humanos, Minoria Social e Ideologias Políticas, assim como mediu variáveis de Gênero, Idade, Escolaridade e Classe Social dos entrevistados. O diferencial do projeto foi buscar envolver os discentes em todas as fases da pesquisa, desde a aplicação do questionário em trabalho de campo até a tabulação dos dados estatísticos, confecção dos gráficos e análise interpretativa dos resultados, com a orientação e supervisão dos professores. Como potencial pedagógico, visualizamos a interdisciplinaridade possível do projeto e a participação ativa dos alunos como “pesquisadores”. Assim, eles foram estimulados a se envolverem responsavelmente na construção destes conhecimentos e tiveram contato direto com realidades distintas da cidade em que habitam. Consideramos que o conhecimento sociológico presente no Ensino Médio com respeito aos Direitos Humanos, Democracia, Projetos Políticos e o exercício da Cidadania são fundamentais à formação cidadã dos alunos e tem significativo potencial de ser trabalhada de forma criativa e interdisciplinar.


Keywords


Interdisciplinaridade. Ensino com pesquisa. Cidadania. Ideologias Políticas.

References


BRASIL, IBGE. Censo demográfico 2010. Disponível em: . Acesso em abril/2019.

BOBBIO, Noberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

Liberalismo e Democracia. São Paulo: Brasiliense, 1990.

MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de Política. 1 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

CARDOSO, Heitor Mondardo; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio; CAMPOS, Dalvan Antônio de. Gênero, sexualidade e saúde: mapeamento das exclusões de pessoas LGBT em Situação de Rua frente nos serviços de saúde no Município de Florianópolis, SC. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n.8. Agosto/ 2020. p.54255-54266. Disponível em: . Acesso em agosto/2020

GIDDENS, Anthony. A Terceira Via. Rio de Janeiro: Record, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

INSTITUTO DE PESQUISA ACIR. Perfil Rondonópolis, 7ª edição. Rondonópolis: Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis, 2018. Disponível em: . Acesso em abril/2019.

LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1977.

MIGUEL, Luis Felipe. Representação política em 3-D. Elementos para uma teoria ampliada da representação política. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 18, nº 51, fev/2003.

MILLS, Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Seleção e introdução, CASTRO, Celso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

OLIVEIRA, Fábio e STAHL, Nilson . Análise de variância aplicada em pesquisas sociais. Revista Linkania, ed. 7, vol. 1, set/dez de 2013. Disponível em: . Acesso em jun/2016.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Fundamentos e metodologias do ensino de sociologia na Educação Básica: aproximações com os fundamentos pedagógicos. In: SILVA, Ileizi L. Fiorelli (et al.); (org). Caderno de metodologias de ensino e de pesquisa de Sociologia. Londrina: UEL, SET-PR, 2009.

SILVA, Renata Ferreira. Importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem. 2013. Disponível em: Acesso em jun/2015.

SILVA, Nelson do Valle. Introdução à Análise de Dados Qualitaivos. Rio de Janeiro: Vértice Editora, 1990.

SOUZA, Jessé. Raça ou Classe? Sobre a desigualdade brasileira. In: Revista Lua Nova, vol.65, p.43-69, São Paulo, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-382

Refbacks

  • There are currently no refbacks.