Percepção sobre política e cidadania: a criação de uma pesquisa em sociologia como metodologia de ensino / Politics and citizenship perception: the stablishment of a research in sociology as teaching methodology

Authors

  • Claudyanne Rodrigues de Almeida
  • Karina Andréa Tarca
  • Cleber Alves Feitosa
  • Camila Santana Nunes
  • Maysa Nunes Barbosa Vilela
  • Higor Henrique Carvalho Oliveira
  • Giliane Lima Leite
  • Julia Oliveira Alves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-382

Keywords:

Interdisciplinaridade. Ensino com pesquisa. Cidadania. Ideologias Políticas.

Abstract

Neste trabalho apresentamos algumas reflexões e resultados sobre um projeto de pesquisa sociológico quantitativo pensando como metodologia de ensino e realizado de maneira interdisciplinar entre as  disciplinas  de Sociologia, Matemática e Informática. O projeto teve por objetivo trabalhar de maneira mais concreta e  estimulante  os  conteúdos  de ciência  política  ensinados  na  disciplina  de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, optamos por construir uma metodologia focada em uma pesquisa empírica sobre a percepção e posicionamentos políticos dos moradores da cidade  de  Rondonópolis,  contexto  social dos próprios  alunos. O questionário de trinta e nove questões sondou a respeito de conceitos como Democracia, Cidadania, Direitos Humanos, Minoria Social e Ideologias Políticas, assim como mediu variáveis de Gênero, Idade, Escolaridade e Classe Social dos entrevistados. O diferencial do projeto foi buscar envolver os discentes em todas as fases da pesquisa, desde a aplicação do questionário em trabalho de campo até a tabulação dos dados estatísticos, confecção dos gráficos e análise interpretativa dos resultados, com a orientação e supervisão dos professores. Como potencial pedagógico, visualizamos a interdisciplinaridade possível do projeto e a participação ativa dos alunos como “pesquisadores”. Assim, eles foram estimulados a se envolverem responsavelmente na construção destes conhecimentos e tiveram contato direto com realidades distintas da cidade em que habitam. Consideramos que o conhecimento sociológico presente no Ensino Médio com respeito aos Direitos Humanos, Democracia, Projetos Políticos e o exercício da Cidadania são fundamentais à formação cidadã dos alunos e tem significativo potencial de ser trabalhada de forma criativa e interdisciplinar.

References

BRASIL, IBGE. Censo demográfico 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/ rondonopolis/panorama>. Acesso em abril/2019.

BOBBIO, Noberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

Liberalismo e Democracia. São Paulo: Brasiliense, 1990.

MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de Política. 1 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

CARDOSO, Heitor Mondardo; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio; CAMPOS, Dalvan Antônio de. Gênero, sexualidade e saúde: mapeamento das exclusões de pessoas LGBT em Situação de Rua frente nos serviços de saúde no Município de Florianópolis, SC. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n.8. Agosto/ 2020. p.54255-54266. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/14339/11935>. Acesso em agosto/2020

GIDDENS, Anthony. A Terceira Via. Rio de Janeiro: Record, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

INSTITUTO DE PESQUISA ACIR. Perfil Rondonópolis, 7ª edição. Rondonópolis: Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis, 2018. Disponível em: <http://www.acirmt.com. br/2017/Perfil-Rondonopolis-7-web.pdf>. Acesso em abril/2019.

LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1977.

MIGUEL, Luis Felipe. Representação política em 3-D. Elementos para uma teoria ampliada da representação política. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 18, nº 51, fev/2003.

MILLS, Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Seleção e introdução, CASTRO, Celso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

OLIVEIRA, Fábio e STAHL, Nilson . Análise de variância aplicada em pesquisas sociais. Revista Linkania, ed. 7, vol. 1, set/dez de 2013. Disponível em: <http://linkania.org/master/article/view/149>. Acesso em jun/2016.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Fundamentos e metodologias do ensino de sociologia na Educação Básica: aproximações com os fundamentos pedagógicos. In: SILVA, Ileizi L. Fiorelli (et al.); (org). Caderno de metodologias de ensino e de pesquisa de Sociologia. Londrina: UEL, SET-PR, 2009.

SILVA, Renata Ferreira. Importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem. 2013. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/Artigo/Imprimir/49573> Acesso em jun/2015.

SILVA, Nelson do Valle. Introdução à Análise de Dados Qualitaivos. Rio de Janeiro: Vértice Editora, 1990.

SOUZA, Jessé. Raça ou Classe? Sobre a desigualdade brasileira. In: Revista Lua Nova, vol.65, p.43-69, São Paulo, 2005.

Published

2020-10-19

How to Cite

de Almeida, C. R., Andréa Tarca, K., Feitosa, C. A., Nunes, C. S., Barbosa Vilela, M. N., Oliveira, H. H. C., Leite, G. L., & Alves, J. O. (2020). Percepção sobre política e cidadania: a criação de uma pesquisa em sociologia como metodologia de ensino / Politics and citizenship perception: the stablishment of a research in sociology as teaching methodology. Brazilian Journal of Development, 6(10), 79279–79290. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-382

Issue

Section

Original Papers