Utilização do sistema ERP para gestão do lead time necessário para manutenção de ferramentais em uma Ferramentaria / Using the ERP system to manage the time required to maintain tooling in a tool room

Marcos Aurelio Alves, Arcione Ferreira Viagi

Abstract


O presente artigo tem como proposta, apresentar uma pesquisa sobre a utilização do sistema de informação ERP, para o gerenciamento do lead time necessário para manutenções de ferramentais em uma ferramentaria. Em muitas empresas foi adotado a utilização deste sistema para melhorar a interação das atividades e adquirir uma visão geral dos processos. O objetivo do presente estudo, foi apresentar a quantidade de intervenções e horas utilizadas para manutenções de ferramentais, sem a utilização de um sistema ERP, durante um ano. Com base nas quantidades de intervenções, foi sugerido a aquisição de um sistema de informação para o gerenciamento das manutenções preventivas e preditivas. O método de pesquisa utilizado foi através de pesquisa bibliográficas e exploratórias, para o compreendimento dos termos relativos ao tema, realizou-se a descrição dos fundamentos básicos de lead time, ferramentaria e ferramentais, PPCP, manutenção, sistema de informação ERP e curva ABC. Um estudo de caso de uma ferramentaria sem sistema de informação, apresentou a quantidade de intervenções e horas gastas em manutenção numa ferramentaria, gerando um valor expressivo em gastos de manutenções e consequentes paradas de produção. Constatou-se que um sistema ERP, supri as necessidades de gerenciamento de manutenção preventivas de ferramentais para uma ferramentaria. A conclusão deste artigo, foi fundamentada na pesquisa realizada sobre as quantidades de manutenções de uma ferramentaria, sem a utilização de um sistema ERP, e na teoria do sistema de informação ERP. Promovendo embasamento para assegurar que: obteremos um resultado satisfatório no gerenciamento das programações de paradas, necessárias para as manutenções de ferramentais; e garantindo a eficiência na gestão da programação de manutenção de ferramentais de uma ferramentaria.


Keywords


Sistema ERP, Ferramentaria, Lead time, Manutenção.

References


ALTAN, T.; LILLY, B. W.; KRUTH, J. P. et al. Advanced Techniques for die and mold manufacturing. In: ANNALS OF THE CIRP, Berne, Swistzerland: Hallwag Ltd., Vol.42/2, 1993. p.707-716.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4ª ed. Porto Alegre, RS: Boockman, 2001. p. 201-503.

BLISCHKE, Wallace P., MURTHY, D. N. Prabhakar.Case Studies in Reliability a Maintenance – Serie in Probability and Statistics, 2003, 661 páginas.

CABRAL, José Paulo Saraiva. Gestão da manutenção de Equipamentos, Instalações e Edifícios. 2ª ed. Editora Lidel, 2011, 352 páginas.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos – estratégias para redução de custos e melhorias dos serviços. São Paulo: Pioneira, 1998, 392 páginas.

CUTRIM, Marco André Matos. Gestão do estoque: estudo de caso em uma empresa de pequeno porte voltada a equipamentos de proteção individual de São Luís – MA. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 24588-24606, nov. 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/4534/4226. Acesso em: 06 out. 2020.

DAVENPORT, Thomas H. Vantagem competitivas com o sistemas de gestão de estoque. Porto alegre: Bookman, 2002.

ERICKSEN, P. D.; STOFLET, N. J. Manufacturing Critical-path Time (MCT): the QRM metric for lead time. Wisconsin-Madison: Technical Report, Center for QRM, 2007.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Gerenciamento de sistemas de informação.3ª ed. LTC: Rio de Janeiro,2001, 16 páginas.

LEE, J. E-manufacturing - Fundamental, tools, and transformation. Robotics and Computer-Integrated Manufacturing, 501-507. 2003.

MARQUEZ, A. The Maintenance Management Framework: Models and Methods for Complex Systems Maintenance. Springer. 2007.

MARTINS, P. G.& LAUGENI, F. P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005.

MONKS, J. G. Administração da produção. São Paulo: McGraw Hill, 1987.

PINTO, V. M. Gestão da Manutenção. Lisboa: Edições IAPMEI; 1994.

SLACK, NIGEL; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. Tradução Henrique Luiz Corrêa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

STEVENSON, William J. Administração das Operações de Produção. Rio de Janeiro: Atlas: Editora Ltc., 2001, 701 páginas.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Sistemas de Produção: A produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Artes Médicas: Editora Bookman, 1999, 182 páginas.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-433

Refbacks

  • There are currently no refbacks.