Os mestres-escolas e as tiranias do tempo / Masters of schools and tyranies of time

Authors

  • Maria Alveni Barros Vieira
  • Thatianny Jasmine Castro Martins de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-643

Keywords:

Mestres-escolas, Sertão do Piauí, Educação utilitária.

Abstract

Em fins do século XIX e início do século XX, a escola oferecida pelo governo, assim como os serviços da escola particular, só conseguiram beneficiar crianças dos centros mais populosos do território brasileiro. Nas pequenas vilas, sítios e povoados, afastados desses centros, o processo de escolarização acontecia sob a responsabilidade direta das famílias que lançavam mão de formas variadas de ensino para que seus filhos fossem iniciados no mundo dos letrados. O presente trabalho tem como objeto de estudo uma das formas alternativas de escolarização da criança institucionalizada pelas famílias piauienses no período em estudo, qual seja, as práticas educativas dos mestres-escolas. Busca-se, portanto, compreender as atividades de ensino dos mestres-escolas Belarmino Bola-de-Ouro, Higino Gregório dos Santos e João Alves, refletindo sobre a formação, a didática de ensino e os materiais escolares por eles utilizados na tarefa de desasnar crianças e jovens no sertão do Piauí. A fonte de pesquisa utilizada neste trabalho é o livro de memórias Velhas Escolas Grandes Mestres, de Antônio Sampaio Pereira (1996). As análises foram construídas tomando como ponto de ancoragem reflexiva a noção de criatividade dispersa delineada por Michel de Certeau (1996), para explicar a variedade de táticas utilizadas por esses mestres em suas atividades cotidianas de ensinar crianças e jovens a ler, escrever e contar, além de outros conhecimentos práticos e necessários à sobrevivência naquele sertão. E, principalmente, a criatividade perseverante para resistir e insistir em desempenhar o ofício em tempo e circunstâncias que já não lhes reconhecia o valor.

References

ARAÚJO, Marta Maria de; MOREIRA, Keila Cruz. O Grupo Escholar Modelo – “Augusto Severo”e a educação da criança. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.) Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRITO, Itamar de Sousa. História da educação no Piauí: enfoque normativo, estrutura organizacional, processo de sistematização. Teresina: EDUFPI, 1996.

CAMBI, Francisco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

DANTAS, Antônio Leopoldino. Entrevista concedida a pesquisadora Maria Alveni Barros Vieira em fevereiro de 2002.

FREITAS, Marcos Cezar de. Educação brasileira: dilemas republicanos nas entrelinhas de seus manifestos. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara Bastos (orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

LEAL, Barnabé Borges. Minha juventude – memórias. Picos, 1989.

MOURA, Maria Gomes de Matos. Entrevista concedida a pesquisadora Maria Alveni Barros Vieira em dezembro de 2001.

PEREIRA, Antônio Sampaio. Velhas escolas-grandes mestres. Teresina, COMEPI, 1996.

SCHULER, Alessandra Frota. De mestres-escolas a professores públicos: história de formação de professores na corte imperial. In: Educação. Porto Alegre, RS. Ano XXVIII.n.2 (56), mai/agos, 2005.

TOBIAS, José Antônio. História da educação brasileira. São Paulo: IBRASE, 1986.

VIDAL, Diana Gonçalves. Tecendo história (e recriando memória) da escola primária no Brasil: os grupos escolares em foco. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.) Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

Published

2020-10-28

How to Cite

Vieira, M. A. B., & Carvalho, T. J. C. M. de. (2020). Os mestres-escolas e as tiranias do tempo / Masters of schools and tyranies of time. Brazilian Journal of Development, 6(10), 82868–82878. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-643

Issue

Section

Original Papers