O papel civilizatório do autodomínio emocional e o esporte educacional: diálogo com elias e goleman / The civilization role of emotional self-emotion and educational sport: dialogue with elias and goleman

Authors

  • Alessandra Weiss Ferraz de Oliveira
  • Márcio José Kerkoski
  • Wanderley Marchi Júnior
  • Ana Paula Cabral Bonin Maoski
  • Gilmar Francisco Afonso

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-729

Keywords:

Processo Civilizatório. Autodomínio emocional. Esporte educacional.

Abstract

O esporte tem sido um meio para o equilíbrio emocional e social dos indivíduos, capaz de proporcionar a liberação de tensões e emoções em um ambiente de descontrole controlado por regras e regulamentos. Logo, o aprendizado emocional se faz presente neste contexto social, desde que, as emoções sejam identificadas, compreendidas e controladas. O objetivo do estudo foi identificar as aproximações teóricas entre Elias e Goleman sobre o processo civilizador e a relevância para o esporte educacional. Nessa perspectiva, utilizamos a pesquisa bibliográfica e analisamos as semelhanças nos seguintes aspectos: “processo civilizador”, “categoria analítica das emoções”, “educação e esporte” e “desenvolvimento do autodomínio emocional”. Em suma, entendemos que o uso de estratégias adequadas, pelo docente, pode proporcionar ao aprendiz a utilização de mecanismos de autodomínio emocional para o alcance do desempenho desejado no esporte educacional e para o convívio social diário.

References

CAMPOS, Aline S.; VIANA, Gardênia C.; SIMÕES, Luiza L. F.; FERREIRA, Heraldo S. O jogo como auxílio no processo de ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky. Brazilian Journal of Development, v.6, n. 5, p. 27127-27144, 2020. Disponível em:< https://www.brazilianjournals.com/index.php /BRJD/article/view/9974/8361>. Acesso em 17 de outubro de 2020.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Vol. 1. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. Vol. 2. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GOLEMAN, Daniel; SENGE, Peter. O foco triplo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

GOLEMAN, Daniel. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. 45. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

PRODANOV, Cleber. C; FREITAS, Ernani. C Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2 ed, Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Published

2020-11-01

How to Cite

de Oliveira, A. W. F., Kerkoski, M. J., Marchi Júnior, W., Bonin Maoski, A. P. C., & Afonso, G. F. (2020). O papel civilizatório do autodomínio emocional e o esporte educacional: diálogo com elias e goleman / The civilization role of emotional self-emotion and educational sport: dialogue with elias and goleman. Brazilian Journal of Development, 6(10), 83975–83988. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-729

Issue

Section

Original Papers