Captação do coeficiente de atrito pneu/solo para veículos do tipo baja / Captation tire/road coefficient of friction for vehicle tipe baja

Authors

  • Bruna Ferreira Mello Reis
  • Gabriel Cosme Matos Silva
  • Luís Antônio de Paula Resende Ferreira
  • José Antônio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-022

Keywords:

coeficiente de atrito, freios, dimensionamento, pneu/solo.

Abstract

O presente artigo tem o objetivo de captar o coeficiente de atrito pneu/solo para veículos tipo baja. Primeiramente apresenta-se uma breve introdução da associação SAE Brasil e da equipe Komiketo Baja UFSJ. O protótipo analisado para produção do artigo foi o KB08, esse que é o atual modelo da equipe, e foi projetado e construído para participar do programa estudantil Baja SAE Brasil.

Em virtude os estudantes realizam todos os cálculos e captações para o dimensionamento do veículo. Nesse contexto se encontra a captação do coeficiente, também relacionado para o setor de freios, já que seu valor interfere nos cálculos dinâmicos. Após a breve introdução apresentam-se os materiais e métodos utilizados para a captação. Uma das características para precisão de valores é que o sistema esteja em perfeito funcionamento, além da pesagem de forma correta. Realiza-se o teste aplicando uma força de tração que tende a puxar o veículo que deve estar com as rodas travadas. O mesmo é feito para dois tipos de solo: asfalto e terra. Fazem-se então três passagens, para cada terreno, e analisa a média entre os valores obtidos. Os dados são então comparados com os da bibliografia referenciada e chegam-se as conclusões finais.

References

LEAL, L.M., da ROSA, E., NICOLAZZI, L.C. “Uma introdução a modelagem quase-estático de veículos automotores de rodas”. UFSC, Florianópolis, 2001.

GILLESPIE, T. D., Fundamentals of vehicle dynamics, Publicado por: Society of automotive engineers, Warrendale, PA, USA, 1992.

LIMPERT, R., Brake Design and Safety, SAE International, 1992.

(O QUE É A COLETA DE DADOS; Disponível em <https://uplexis.com.br/blog/gestao/o-que-e-a-coleta-de-dados/>;Acesso em: 10/07/2019) Lopes, R.T., “Determinação do coeficiente de atrito pneu/solo do veículo baja”. UFV, Viçosa, 2016.

Published

2020-11-03

How to Cite

Reis, B. F. M., Silva, G. C. M., Ferreira, L. A. de P. R., & Silva, J. A. da. (2020). Captação do coeficiente de atrito pneu/solo para veículos do tipo baja / Captation tire/road coefficient of friction for vehicle tipe baja. Brazilian Journal of Development, 6(11), 84494–84501. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-022

Issue

Section

Original Papers