Uma abordagem interdisciplinar no ensino da física por meio da matemática e dos recursos tecnológicos / An interdisciplinary approach in teaching physics through mathematics and technological resources

Kátia Regina Yabiku, Eric Pizzini Bernardo

Abstract


Este artigo apresenta os resultados de uma abordagem interdisciplinar na educação básica. Com base em uma prática educativa “Feira de Ciências” a qual envolveu um estudo de caso acerca da resolução de problemas na área das ciências naturais (Física), aplicando as modelagens matemáticas e utilizando ferramentas computacionais. Utilizando a abordagem PBL (Problem-Based Learning) e o software livre GeoGebra os alunos desenvolveram todas as etapas de um projeto de aplicação dos conceitos matemáticos em um problema real, que levou ao enriquecimento cultural dos aprendizes e, principalmente, competências específicas importantes no mundo do trabalho e nos cursos superiores de Ciência e Tecnologia, as quais frequentemente são negligenciadas na abordagem tradicional.  Os resultados demonstram os aspectos positivos da interdisciplinaridade e do uso da tecnologia, tão presente no cotidiano dos alunos, estimulando a aprendizagem das ciências na vivência prático-pedagógica do ambiente escolar.


Keywords


interdisciplinaridade, aprendizagem baseada em problemas, inovação e tecnologia.

References


BARBOSA, J. C. A contextualização e a Modelagem na Educação Matemática do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais... Recife: SBEM, 2004. 1 CD-ROM.

BARBOSA, J. C. Modelagem matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, n.15, p. 5-23, 2001.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 4. ed. São Paulo: Contexto,2007.

BORBA, M. C.; MENEGHETTI, R. C. G.; HERMINI, H. A. Modelagem, calculadora gráfica e interdisciplinaridade na sala de aula de um curso de ciências biológicas. Revista de Educação Matemática da SBEM-SP, São José do Rio Preto, n.3, p. 63-70, 1997.

CAMPOS, L. S.; ARAÚJO, M. S. T.; A modelagem matemática e a experimentação aplicadas ao ensino de física. 2009. Disponível em :

http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1753.pdf. Acesso em: 20/08/2019.

CONTIERO, L. O.; GRAVINA, M. A. Modelagem com o GeoGebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar? Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, p. 01-10, 2011.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar ou conhecer. 4 ed.São Paulo:Ática, 1998.

LOZADA, C. O.; ARAÚJO, M. S. T.; MORRONE, W.; AMARAL, L. H.; A Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Física no Ensino Médio. Revista LOGOS, Cruzeiro do Sul SP, n. 14, p. 2-12, 2006.

SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-068

Refbacks

  • There are currently no refbacks.