Um aplicativo para gamificação no ensino de agroecologia / An application for gamification in teaching agroecology

Authors

  • Íris Maria Alves de Sá
  • Brisa do Svadeshi Cabral de Melo
  • Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Esmeraldo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-182

Keywords:

Agroecologia. Apoio ao Aprendizado Prático. Jogo Educacional.

Abstract

Passados mais de 40 anos do início do processo modernizante da agricultura, sobram evidências de seus efeitos desastrosos. Objetivando amenizar esses impactos, na década de 70 houve uma difusão da Agroecologia, enfatizando a produção sustentável, transmissão e difusão de conhecimentos dos povos tradicionais como atividades próprias do ser humano, exercidas individual ou coletivamente, por meio das culturas. A agricultura afeta a qualidade de vida dos seres humanos, determinando sua saúde e a do ambiente em que vivem. Nesse sentido, todos participam da agricultura diariamente, seja nos alimentos que comem, nas roupas que usam ou em suas residências.  Estudiosos afirmam que o conhecimento e atribuições sociais devem ser compartilhados e enfatizam que a Agroecologia possui princípios e técnicas que contribuem para uma  produção de alimento que traz à luz a dialética entre o fazer no campo e as demandas urbanas. Por isso a formação de profissionais de ATER que atendam ao perfil agroecológico, perpassam pelo entendimento dessa dialética. Para tanto, faz-se necessário refletir o papel que as práticas pedagógicas possuem na (trans)formação do profissional que fará girar a engrenagem agroecológica no cotidiano das pessoas, enxergando a educação, nesse meio, a partir de uma prática transformadora e emancipatória. Um jogo educativo seria uma alternativa na construção do conhecimento prático na disciplina de Agroecologia, posto que, uma boa parte das instituições de ensino em áreas urbanas não dispõe de espaço físico adequado; e, mesmo nas instituições rurais, com amplo espaço para a prática agrícola, os estudantes seriam capazes de explorar apenas o bioma local. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo para auxiliar os processos de ensino-aprendizagem nessa disciplina. Para o desenvolvimento do projeto elencou-se os seguidos passos: 1) Revisão bibliográfica sobre os temas agroecologia, teorias de ensino-aprendizagem, técnicas e ferramentas de desenvolvimento de jogos. 2) Acompanhamento de uma turma, durante um semestre letivo, para avaliação do método de ensino-aprendizagem, atualmente empregado na disciplina de Agroecologia do IFCE Crato; 3) Escrita de roteiro para elaboração do enredo e objetivos do jogo. 4) Pré-produção para definições de interfaces, dinâmica e mecânica do jogo; 5) Desenvolvimento de Protótipo e realização de testes iniciais do jogo; e 6) Avaliação do jogo, aplicando-o em sala de aula, de forma a avaliar aspectos relacionados ao suporte educacional. Atualmente o projeto se encontra na terceira fase. Espera-se que, ao final do projeto, a abordagem proposta de aprendizagem baseada em jogos digitais na disciplina de Agroecologia torne-se mais dinâmica, abrangente, coerente e efetiva.

 

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Published

2020-11-10

How to Cite

de Sá, Íris M. A., Cabral de Melo, B. do S., & Maia Esmeraldo, G. Álvaro R. (2020). Um aplicativo para gamificação no ensino de agroecologia / An application for gamification in teaching agroecology. Brazilian Journal of Development, 6(11), 86606–86611. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-182

Issue

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Original Papers