A educação em saúde na formação dos brasileiros: uma investigação nas provas do Enem / Health education in the formation of brazilians: an investigation into the Enem

Authors

  • Elcio Silva Batista
  • Michelly De Carvalho Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-348

Keywords:

Educação em Saúde, ENEM, Ensino de Biologia

Abstract

Denomina-se Educação em Saúde a promoção de atividades pedagógicas que possibilita, no aluno, a reflexão sobre o bem-estar físico, mental e social. A importância da Educação em Saúde na formação dos jovens está refletida no crescente número de estudos acadêmicos sobre esta temática. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a Educação em Saúde está sendo desenvolvida na prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio. Foi realizada uma pesquisa documental na prova de Ciências do ENEM para analisar as características da abordagem de temas relacionados a Educação em Saúde. Constatou-se que a maioria das questões que desenvolvem esta temática são de Biologia, utilizando apenas textos na sua estrutura. A maior parte das questões utilizam a abordagem Biomédica e a abordagem socioecológica da saúde.

References

BATISTA, E. S. Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia. 2018. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campina Grande, 2018.

HANSEN, K. S. A formação de professores para o desenvolvimento da educação em saúde na escola: investigando o currículo de um curso de pedagogia. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

LOMÔNACO, A. F. S. Concepções, ensino e práticas de saúde no cotidiano da escola: a educação para a saúde em escolas públicas de Uberlândia (MG). Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.

MARINHO, J.C.B. Os modos de estruturação da Educação em Saúde na escola: das concepções e do currículo às práticas educativas e à aprendizagem. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande, 2013.

MARTINS, L; DOS SANTOS, G. S.; EL-HANI, C. N. Abordagens de saúde em um livro didático de Biologia largamente utilizado no ensino médio brasileiro. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 249-283, 2012.

MARTINS, L Abordagens da Saúde em Livros Didáticos de Biologia: Análise Crítica e Proposta de Mudança. 166 fls. Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2017.

MOHR, A. A Natureza da Educação em Saúde no Ensino Fundamental e os Professores de Ciências. Florianópolis, Tese de Doutorado, PPGE, UFSC. 2002.

VENTURI, T. Educação em Saúde na Escola: investigando relações entre Professores e Profissionais de Saúde. Dissertação de Mestrado. Programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – UFSC. Florianópolis, SC, 2013.

Published

2020-11-17

How to Cite

Batista, E. S., & Ferreira, M. D. C. (2020). A educação em saúde na formação dos brasileiros: uma investigação nas provas do Enem / Health education in the formation of brazilians: an investigation into the Enem. Brazilian Journal of Development, 6(11), 88930–88933. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-348

Issue

Section

Original Papers