Modelagem de um sistema de controle e automação para queimador de gás em sondas de produção terrestre / Modeling of a control and automation system for gas burners in land-based probes

José Nariel da Silva Arcanjo, Paulo Sérgio Lins da Silva Filho, Adriene Letícia Correia de Oliveira, Gabriel Felipe Brito de Melo, Eduardo Pereira Lins, Alan Pereira Araújo, Marcos Antônio Costa Júnior

Abstract


Sondas de produção terrestres são o conjunto de equipamentos que integrados proporcionam acesso seguro ao poço que necessita de intervenção, seja para restaurar zonas danificadas, realizar operação de acidificação e/ou substituir tubos degradados. O presente estudo traz uma abordagem sobre a necessidade da eliminação segura e eficaz dos gases não aproveitados em sondas de produção terrestre. O objetivo foi realizar a modelagem de um sistema controle e automação para queimador de gás em SPT’s, tendo como base queimadores utilizados na operação de poços de óleo e gás, localizados nas cidades de Pilar e São Miguel dos Campos, em Alagoas. Os equipamentos estudados no protótipo físico e digital assemelham-se também aos utilizados em unidades industriais, entre eles, podemos citar o acionamento de caldeiras, onde eletrodos de ignição acionam o sistema desses equipamentos. Para desenvolvimento do projeto, foram pesquisadas referências bibliográficas sobre o dimensionamento do queimador (flare). Após isso, foi desenvolvida a modelagem em CAD enfatizando a proposta que é eliminar o acionamento manual do queimador. O projeto teve como base a NBR-12313 e a NFPA 85, adaptadas especificamente na indústria onshore promovendo a verificação segura dos gases não aproveitados e até a recuperação destes, além da análise e controle das atividades a segurança dos equipamentos, dos trabalhadores e melhoria a integridade processual. A versão final do protótipo elimina a necessidade no acionamento manual, através do deslocamento até o flare. Com a automatização o tempo decorrido para o acionamento do equipamento é reduzido, pois, é necessário apenas abrir a válvula para permitir a passagem de gás e acionar o painel de ignição, evitando o direcionamento do colaborador ao raio de perigo, tornando mais seguro e eficaz o serviço de intervenção.


Keywords


Queimador, NBR-12313, NFPA 85, API 537

References


ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12313 - Sistema de Combustão - Controle e Segurança para Utilização de Gases Combustíveis em Processos de Baixa e Alta Temperatura. Rio de Janeiro, p. 33. 2000.

ANP, Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural, março 2020. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Disponível em: < http://www.anp.gov.br>. Acesso em: 06 de out. de 2020.

API. Flare System: Types, Segregation, Tips, Purge System and More. ANSI/API 537. Segunda Edição. Washington, 2008.

ENGENHARIA DE TUBULAÇÃO. Sistema de queima: Tipos, segregação, dicas, sistema de purga. Disponível em: . Acesso em: 05 de set. de 2020.

LOUREIRO, Tabita Yaling Cheng. Medição de Vazão de Gás em Sistemas de Flare. Rio de Janeiro, 2013. 152p.

MELO, Gabriel Felipe Brito de, et al. Acionamento Automatizado de Queimador de Gás em Sondas de Produção Terrestre. 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO E GÁS. Maceió – AL, 2017.

NETO, Tarcísio de Moura Fernandes. Segurança na Perfuração de Poços Terrestres. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Engenharia de Petróleo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal – RN, 2015.

NFPA, NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION. Boiler and Combustion Systems Hazards Code. Quincy, p. 236. 2007.

PETROBRAS, 2015. N-2753 Recursos Críticos em Segurança de Poços: Equipamentos e Capacitação de Pessoal. Rio de Janeiro: Petrobras, 2015.

ROSSETTO, Diego Rizzotto. Análise Estrutural pelo Método de Elementos Finitos de Mastro da Sonda de Perfuração/Produção de Poços de Petróleo. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2013.

SANTOS, O. L. A. Segurança de Poço na Perfuração. São Paulo: Blucher, 2013.

VASCONCELOS, António Ricardino Teixeira. Flexibilização dos Sistemas de Flares da Refinaria do Porto da Petrogal. Dissertação de Mestrado. Universidade do Porto-Dpto de Engenharia Química, Portugal, 2009.

WB AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Painel Eletrônico Para Gerenciamento, 2015. Disponível em: < http://wbautomacao.com.br/> Acesso em: 04 set. de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-370