As tecnologias frente ao processo de ensino e aprendizagem / Technologies in the teaching and learning process

Authors

  • Cláudia Terra do Nascimento Paz
  • Denise Corrêa Martins Venâncio Venâncio
  • Edivaldo Lubavem Pereira
  • Eduardo Gonzaga Bett
  • Giovani Mendonça Lunardi
  • Rodolfo Faquin Della Justina
  • Wallace Croceta Junior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-376

Keywords:

Tecnologias, Aprendizagem, Educação.

Abstract

O avanço tecnológico aumenta cada dia mais em nossa atualidade e isso por sua vez, acaba proporcionando aos profissionais da educação, uma nova visão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Os profissionais a cada dia que passa, buscam métodos e estratégias necessários para trabalhar a tecnologia utilizando assim, meios didáticos tecnológicos para facilitar o processo educativo e obter assim, um ensino mais dinâmico, mais atrativo e significativo. Por isso, torna-se fundamental mostrar aos profissionais da educação a viabilidade do uso de softwares educacionais para serem trabalhados como ferramentas que visam facilitar o desenvolvimento do processo educativo no ambiente escolar visando assim, uma educação de forma organizada e aperfeiçoada. O desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia é fator de grande importância na globalização das idéias, das experiências e do processo de desenvolvimento em relação ao ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é procurar evidenciar se a tecnologia no ambiente escolar visa melhorar a qualidade do ensino e se a mesma propõe recursos facilitadores que inovam a cada dia obtendo melhorias no processo educacional.

References

FAVORETO, João Francisco. A Informática no Processo Educativo. São Paulo: Cortez, 2010, p.17-22.

NASCIMENTO, J. K. F. Informática aplicada à Educação. Brasil: Universidade de Brasília, 2009.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1997, p.38-52.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. São Paulo: Editora Érica, 2010.

VALENTE, José Armando. Informática na Educação. São Paulo: Atlas, 2010, p.117-122

Published

2020-11-17

How to Cite

Paz, C. T. do N., Venâncio, D. C. M. V., Pereira, E. L., Bett, E. G., Lunardi, G. M., Justina, R. F. D., & Junior, W. C. (2020). As tecnologias frente ao processo de ensino e aprendizagem / Technologies in the teaching and learning process. Brazilian Journal of Development, 6(11), 89294–89304. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-376

Issue

Section

Original Papers