Padrões de aprendizagem da política educacional maceioense: uma análise do discurso oficial / Learning standards of maceió educational policy: an analysis of the official speech

Adelson Gomes da Silva, Elione Maria Nogueira Diógenes

Abstract


Este artigo apresenta os resultados encontrados na pesquisa de Doutorado acerca da política educacional de Maceió (2014/2019) desenvolvida no PPGE/UFAL. Tem como objetivo analisar os discursos construídos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da Secretaria Municipal de Educação de Maceió em relação à implementação de padrões de aprendizagem na educação de Maceió. Tomamos como referencial teórico-metodológico a Análise do Discurso, de origem francesa, que foi criada por Michel Pêcheux no início dos anos de 1960. Ao analisar tais discursos, concluímos que os professores e gestores escolares são instigados a adotarem os princípios ideológicos neoliberais como essenciais na implementação de uma política educacional para o desenvolvimento da qualidade e efetividade da aprendizagem dos alunos, e, portanto, todos precisam assumir o gerencialismo na educação.


Keywords


Política Educacional, Padrões Básicos de Aprendizagem, Análise do Discurso.

References


APPLE, Michael W. Educação crítica: análise internacional/ Michael W. Apple, Wayne Au, Luís Armando Gandin; tradução: Vinícius Figueira; revisão técnica: Luís Armando Gandin. – Porto Alegre: Artmed, 2011.

CHARAUDEAU, Patrick & maingueneau, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

FLORÊNCIO, Ana Maria Gama. [et al.] Análise do discurso: fundamentos & práticas. Maceió: EDUFAL, 2009.

MACEIÓ, Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes curriculares para o ensino fundamental Rede Pública Municipal de Maceió. – Maceió, 2014

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa & SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, cultura e sociedade. 10 ed. – São Paulo, Cortez, 2008.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

______. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 2 ed. Campinas: Pontes Editores, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 4ª ed, Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD. Sonhando e construindo caminhos para a educação: a história da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Maceió e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasília: PNUD, 2019.

SEMED/MACEIÓ. Relatório: DIMENSÃO: I - Gestão Educacional / AÇÃO 1 – Definição da estrutura organizacional da administração central da SEMED / Projeto De Cooperação Técnica MEC-PNUD-SEMED – Cidade Educar: Semed, 2011.

VASCONCELOS, Rita Magna de Almeida Reis Lôbo de. A educação mudando o Brasil: uma abordagem discursiva da propaganda oficial. (Orgs.). Rita Magna de Almeida Reis Lôbo de Vasconcelos, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante. Maceió: EDUFAL, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-400

Refbacks

  • There are currently no refbacks.