REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR

Authors

  • Jakson José Gomes Oliveira
  • Albêne Lis Monteiro
  • Ana Lúcia Almeida Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-483

Keywords:

Formação de Professores. PARFOR. Saberes Docentes. Políticas de Formação de professores.

Abstract

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado, em realização no PPGEd da UEPA. O objetivo geral é investigar a formação docente e a prática pedagógica na relação entre a vivência acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA, do PARFOR, no Campus Universitário de Altamira e o exercício da docência dos alunos/professores. Como metodologia busca-se adotar a abordagem qualitativa. O método de análise e a hermenêutica-dialética de Minayo (2014), tendo como instrumento de produção de informações o questionário com questões abertas e fechadas e a entrevista semiestruturada. Neste artigo lança-se mão só do questionário com o objetivo específico de: analisar o PARFOR e suas contribuições como política de formação de professores, bem como os pontos positivos e negativos da política e refletir as influências em termos de teorias socializadas e saberes necessários à docência durante o curso. As conclusões preliminares apontam que mesmo com as políticas de formação de professores serem emergenciais, elas trazem em seu bojo alguns limites e avanços, para se obter a qualidade do ensino, tanto na formação oferecida, como nas práxis desenvolvidas pelos alunos/professores. 

References

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo – SP: Paz e Terra, 2006.

ARENDET, Hannah. O que é politica? Tradução de Reinaldo Guarany – 10 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.

AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In Pimenta Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo – SP: Vozes, 2008.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. MEC: Brasília, 1996.

__________. Plano Nacional de Formação de Professores. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13583&Itemid=970. Acesso em 14 de setembro de 2011.

__________. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. Disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf. Acesso em 08 de dezembro de 2014.

CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar v.1 n.2 jul/dez. 2007. Disponível em http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/130/106. Acesso em julho de 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. 4 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

__________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21 ed. São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.

__________. Educação como prática da liberdade. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Madalena. A Formação Permanente. In: Freire, Paulo: Trabalho, Comentário, Reflexão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. In: Revista Brasileira de Educação v. 16, n. 46, jan.-abr. 2011, p. 235-254.

GHEDIN, Evandro e FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2 ed. São Paulo – SP: Cortez, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo-SP: Hucitec, 2014.

NÓVOA, António. Concepções e práticas de formação contínua de professores. In: Formação Contínua de Professores: realidades e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro. 1991.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 4 ed. Curitiba: Ibpex, 2010.

SAVIANE, Derneval. Texto organizado a pedido da Assessoria do MEC para servir de subsídio às discussões preparatórias da Conferência Nacional de Educação, 2010. Disponível em http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/conae_dermevalsaviani.pdf . acesso em 11 de abril de 2015.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, jul./dez. 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo

Published

2020-11-23

How to Cite

Oliveira, J. J. G., Monteiro, A. L., & Oliveira, A. L. A. (2020). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DOCENTES NO PARFOR / REFLECTIONS ON TEACHER TRAINING AND TEACHING KNOWLEDGE IN THE PARFOR. Brazilian Journal of Development, 6(11), 90884–90902. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-483

Issue

Section

Original Papers