Interfaces entre a formação do professor e a biotecnologia / Interfaces between teacher education and biotechnology

Authors

  • Maria de Lourdes Silva Lima
  • José Sebastião Cidreira Vieira
  • Taciano Pessoa
  • Maria Amélia Barros Lima
  • Hugo da Costa Reis

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-536

Keywords:

Formação Docente, ensino da biologia, tecnologias, contextualização do ensino.

Abstract

Diante das transformações que estão ocorrendo e ocorrerão nas políticas educacionais, o professor é e sempre será de grande valia para o desenvolvimento do aluno na construção de uma aprendizagem significativa que atenda aos anseios da sociedade. No entanto, é necessário que este profissional esteja qualificado para atender as necessidades educacionais da atualidade. Este artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a formação do professor e o uso da biotecnologia, sua relevância no ensino de Ciência/Biologia, como ferramenta de facilitação no ensino e aprendizagem. Realizou-se uma revisão bibliográfica considerando as contribuições de diversos autores, procurando compreender a importância da biotecnologia nas diversas áreas do conhecimento em especial no ensino da Biologia, sua relação com o meio ambiente. Concluiu-se que a formação continuada do professor é imprescindível para que possa acompanhar os avanços da ciência e dessa forma garantir êxito em sua vida profissional e pessoal.   

References

BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? 2 ed. São Paulo: Ática, 2000.

______. Ciências biológicas: orientações curriculares do ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Pág. 55-57. Brasília: MEC / Semtec, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Terra e Paz, 1996.

GUERRA, Denise M. de Jesus. Ciências e Educação Popular Comunitária: outros saberes, apropriações outras. Salvador: EDUFBA, 2012.

GUTIERREZ, Suzana. Professores conectados: Trabalho e Educação nos espaços públicos em rede. 2010. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/suzzinha/professores-conectados-trabalho-e-educao-nos-espaos-pblicos-em-rede>. Acesso em: 28 abr. 2018.

HENNIG, Georg. J. Metodologia do Ensino de Ciências. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.

KRASILCHIK, Myriam e MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2007.

MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

OSÓRIO, Tereza Costa. Ser Protagonista. 2. Ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

TARDIF, Maurice & LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Published

2020-11-25

How to Cite

Lima, M. de L. S., Vieira, J. S. C., Pessoa, T., Lima, M. A. B., & Reis, H. da C. (2020). Interfaces entre a formação do professor e a biotecnologia / Interfaces between teacher education and biotechnology. Brazilian Journal of Development, 6(11), 91599–91609. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-536

Issue

Section

Original Papers