PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB): avaliação sob o escopo teórico das políticas públicas / NATIONAL PROGRAMME FOR IMPROVING ACCESS AND QUALITY OF BASIC ATTENTION (PMAQ-AB): evaluation under the theoretical scope of public policies

Authors

  • Douglas Moro Piffer
  • Gleimiria Batista da Costa Matos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-545

Keywords:

Atenção Primária à Saúde. Avaliação em saúde. Política Pública.

Abstract

As políticas públicas em saúde integram o campo de ação social do Estado orientado para a melhoria das condições de saúde da população e dos ambientes natural, social e do trabalho. Sua tarefa específica em relação às outras políticas públicas da área social consiste em organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da coletividade. O Programa de Melhoria da Qualidade do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica  (PMAQ-AB) tem como principal compromisso a melhoria contínua da qualidade da Atenção Básica por meio do desenvolvimento e aperfeiçoamento de iniciativas de saúde capazes de enfrentar os desafios impostos pelas diferentes necessidades de saúde da população. Considerando essa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo realizar uma avaliação do PMAQ-AB sob o escopo teórico das políticas públicas. O embasamento teórico utilizado apropriou-se da discussão teórica dos temas a partir das pesquisas de autores consagrados na área específica da saúde, bem como da abordagem ergológica, que fundamenta o processo de trabalho analisado por esta dissertação. Trata-se, portanto, de uma revisão integrativa de literatura, que busca analisar as publicações científicas sobre avaliar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) visando identificar a sua consistência e efetividade como Política Pública. A partir da coleta de dados dos artigos científicos utilizado nesse artigo foi possível realizar análises importantes sobre avaliação do PMAQ-AB: adesão mais de 70% dos municípios brasileiros ingressaram no PMAQ, revelando uma aceitação surpreendente de adesão voluntária que exigia uma série de pré-tarefas e a assunção de diversos compromissos; contempla 47 indicadores que estão vinculados ao processo de avaliação externa e serão utilizados para classificar as Equipes de Atenção Básica; implantação da comissão de gerenciamento de risco; a padronização da

assistência de enfermagem; o estabelecimento de controles no setor de regulação, facilitando o encaminhamento para as especialidades, reduzindo filas; controles implantados na coleta de exames laboratoriais, favorecendo a segurança do paciente; a organização do processo de trabalho (implantação de normas e rotinas, manuais, protocolo assistenciais) garantindo a gestão da qualidade e, consequentemente, melhorando o desempenho dos indicadores de saúde. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que o Programa possui grande importância no monitoramento, não só dos indicadores do acesso e da qualidade da Atenção Básica, mas também da aplicação dos recursos recebidos por cada gestor municipal, e indo de encontro com a hipótese elencada, que esta política está atingindo o seu objetivo em aumentar o acesso e a qualidade deste nível de atenção. Ressaltando ainda o foco desse Programa no discurso modernizador da institucionalização da avaliação na atenção primária à saúde, sob o pretexto de qualificação das ações de saúde.

References

ALENCAR, B et al. Curso de Autoaprendizado – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) – Apostila completa. Realização: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição e Universidade de Brasília. Brasília, 2012.

BACHRACHB, P; BARATZ, M.S. “Two Faces of Power”. American Science Review 56: 947-952. 1962.

CHIAVANETO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

BOBBIO, N; MATTE, J. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo, Editora da UNESP, 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 439, de 7 de abril de 2011. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011a. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2011/res0439_07_04_2011.html> Acesso em: 01 maio 2014.

______. Ministério da Saúde. Portaria GM nº 1.654 de 19 de julho 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e o Incentivo Financeiro do PMAQ-AB, denominado Componente de Qualidade do Piso de Atenção Básica Variável - PAB Variável. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011b. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1654_19_07_2011.html>. Acesso em: 01 maio 2014.

______. Ministério da Saúde. Portaria GM nº 2.206 de 14 de Setembro de 2011. Institui, no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde e o respectivo Componente Reforma. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011c. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2206_14_09_2011.html>. Acesso em: 01 maio 2014.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: AMAQ. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011d. (Série B. Textos básicos de saúde).

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Documento Síntese para Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011e.

______. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Manual Instrutivo: Saúde Mais Perto de Você - Acesso e Qualidade. Brasília, DF: 2011c. Disponível em < http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_instrutivo_pmaq_site.pdf> Acesso em: 01 maio 2014.

_____. Ministério da Saúde. Portaria n. 644, de 10 de abril de 2012. Homologa a adesão dos Municípios e das respectivas Equipes de Atenção Básica ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 abr. 2012b. Seção 1, p. 120.

_____. Ministério da Saúde. Portaria n. 866, de 3 de maio de 2012. Altera o prazo para solicitação da avaliação externa no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e as regras de classificação da certificação das equipes participantes do Programa. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 maio. 2012c. Seção 1, p. 56.

_____. Ministério da Saúde. Portaria n. 283, de 28 de fevereiro de 2013. Autoriza o repasse do incentivo financeiro do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), denominado como Componente de Qualidade do Piso de Atenção Básica Variável. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 mar. 2013a. Seção 1, p. 51

______. Portaria No. 1645, de 02 de outubro de 2015. Dispõe sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Diário Oficial da União, 2015a.

______.Ministério da Saúde. Portaria n. 1.658, de 12 de setembro de 2016. Homologa a contratualização/ recontratualização dos Municípios ao terceiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 set. 2016a. Seção 1, p. 41.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual instrutivo para as equipes de Atenção Básica (saúde da família, saúde bucal e equipes parametrizadas) e Nasf. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

CONTANDRIOPOULOS, A.P. A avaliação na área da saúde: conceitos e métodos. In: HARTZ, Z. M. A. (org). Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2006. p. 29-47.

FELISBERTO, E. Análise da implantação e da sustentabilidade da política nacional de monitoramento e avaliação da Atenção Básica no Brasil, no período de 2003 a 2008. 2009. 171f. (tese). Programa de 157 Pós-graduação em Saúde Pública. Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife. 2009.

FOUCAULT, M. "Questões de método: uma entrevista com Michel Foucault". Depois da filosofia: fim ou transformação? Cambridge, MA: MIT Press. 1987.

CAMPOS, C.E.A. A organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde no Brasil. Revista brasileira de medicina de família e comunidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 6, p. 131- 147, jul./set. 2007.

COOPER, D.R; SCHINDLER, P.S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. São Paulo: Bookman, 2015.

CHAMPAGNE, F et al. A avaliação no campo da saúde: conceitos e métodos. In: BROUSSELLE, Astrid (Org.). Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011. p. 41-60.

DIAS, O.V; MATOS, S. Avaliação da qualidade dos serviços de saúde na perspectiva da satisfação dos usuários. Revista Pró-univerSUS, Vassouras, v.1, n.1, p. 11 – 26, jul./dez/, 2012.

DYE, T.D. Entendendo políticas públicas. Englewood Cliffs, N.J: Prentice-Hall, 1984.

DUBOIS, J. Dicionário de Linguística. 11 reimp. São Paulo: Cultrix, 2011.

FELISBERTO, E; ALVES, C; BEZERRA, L. Institucionalização da avaliação. Avaliação em Saúde: bases conceituais e operacionais. Rio de Janeiro: Medbook, 2010. p. 143-61.

FERLA, A; CECCIM, R; DAL'ALBA, R. Informação, educação e trabalho em saúde: para além de evidências, inteligência coletiva. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, supl., ago. 2012. Disponível em: <http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/620>. Acesso em: 11 abr. 2014.

FIGUEIREDO, A.M.A; TANAKA, O.Y. A avaliação no SUS como estratégia na reordenação da saúde. Cad Fundape. São Paulo, 1996; (19):98-105.

GALVÃO, C.M, SAWADA, N.O, TREVIZAN, M.A. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem, 2004, Mai-Jun.

GUBA, G.E; LINCOLN, Y.S. Avaliação de quarta geração. Tradução de Beth Honorato. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

GUARESCHI, N. et al. Problematizando as práticas psicológicas no modo de entender a violência. In: Violência, gênero e Políticas Públicas. Porto Alegre, Ed: EDIPUCRS. 2004, p.180.

LIMA, M.E.A. Os equívocos da excelência: as novas formas de sedução na empresa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

LYNNL, L.E. Projetando Políticas Públicas: Um Livro de Casos sobre o Papel da Política. Análise. Santa Monica, Califórnia: Goodyear. 1980.

KURCGANT, P. Administração em Enfermagem.1 ed. São Paulo: EPU, 2010.

MAXIMIANO, A.C.A. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. São Paulo: Atlas, 2010.

MACHADO, G.A.B; KYOSEN, S. Organização do processo de trabalho vivenciada pelas equipes de Saúde da Família do município de São Sebastião do Paraíso/MG, a partir da adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQAB). 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família)– Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.

MENICUCCI, T.M.G. Implementação da Reforma Sanitária: a formação de uma política. Saúde e Sociedade. n. 2, p. 72-87, maio-ago. 2006.

MEAD, L.M. Políticas Públicas: Visão, Potencial, Limites, Correntes de Política, Fevereiro: p.1-4. 1995.

MOTA, R.R.A de; DAVID, H.M.S.L. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: questões a problematizar. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 122-7, jan./fev. 2015.

MOTTA, H.A. Múltiplos olhares sobre e a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade [dissertação de mestrado]. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2002.

OLIVEIRA, S. F. D. Avaliação do Programa Saúde da Família: uma análise a partir das crenças dos profissionais da equipe de saúde e da população assistida. João Pessoa, 2009. 174 p. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2020.

PETERS, B.G. American Public Policy. Chatham, N.J. Chatham House. 1986.

PINTO, H. A.; SOUSA, A; FLORÊNCIO, A. R. O programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: reflexões sobre o seu desenho e processo de implantação. RECIIS: Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, supl., ago. 2012.

PINTO, H.A; SOUSA, A.N.A.D; FERLA, A.A. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: várias faces de uma política inovadora. Saúde Debate, v. 38, n. spe, p. 358-372. 2014.

PINTO, H. A.; KOERNER, R. S.; SILVA, D. C. A. Prioridade se traduz em mais e melhores recursos para a atenção básica. Brasília, DF: Rede de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2012. Disponível em: <http://www.rededepesquisaaps.org.br/2012/06/18/prioridade-se-traduz-em-mais-e-melhores-recursos-para-a-atencao-basica/> Acesso em: 01 maio 2014.

ROCHA, E.M.S et al. Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: ambiguidades no discurso oficial. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, v. 18, n. 1, p. 21-35, jan./mar. 2016.

RUA, M.G.A.A.T. "A Política Industrial no Brasil 1985-1992: Políticos, Burocratas e Interesses Organizados no Processo de Policy-Making” in Planejamento e Políticas Públicas, n. 12, jul-dez 1997.

SOUZA, E.M.J.T de. Pagamento em Função do Desempenho nos Cuidados de Saúde Primários: Três Serviços Nacionais de Saúde, Três Experiências. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública). Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2006.

UCHIMURA, K.Y; BOSI, M.L.M. Qualidade e subjetividade na avaliação de programas e serviços de saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, p. 1561-1569, 2002.

VIANA, A.L. Abordagens metodológicas em políticas públicas. RAP, Rio de Janeiro, mar/abr. 2006.

Published

2020-11-25

How to Cite

Piffer, D. M., & Matos, G. B. da C. (2020). PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB): avaliação sob o escopo teórico das políticas públicas / NATIONAL PROGRAMME FOR IMPROVING ACCESS AND QUALITY OF BASIC ATTENTION (PMAQ-AB): evaluation under the theoretical scope of public policies. Brazilian Journal of Development, 6(11), 91729–91749. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-545

Issue

Section

Original Papers