O ensino de Línguas Estrangeiras nos cursos de Licenciatura em Letras à distância: oralidade em foco / The teaching of foreign languages in distance-education Languages and Literature undergraduate programs: orality in focus

Authors

  • Luciana Rocha Cavalcante Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Suzana Maria Luca Santos
  • Luiz Máximo Lima Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-546

Keywords:

Oralidade, Ensino de línguas estrangeiras, Educação à distância.

Abstract

Este artigo analisa o lugar da oralidade nos cursos de licenciatura em Letras à distância, com formação em língua estrangeira, com intuito de investigar o desenvolvimento da linguagem humana e o ensino que norteiam esse fazer pedagógico, aplicadosàs habilidades decompreensão auditivae de falar em um idioma estrangeiro com utilizaçãodas tecnologias de informação e comunicação adotadas na atualidade. Inicia-se com um percurso da evolução da comunicação humana para, logo após, a partir da literatura, compreender o fenômeno da linguagem num nível que extrapola a dicotomia língua/fala até o conceito de discurso desse fazer pedagógico, que nos dá a oportunidade de conhecero desenvolvimento das habilidades de compreensão auditiva e defalar em um idioma estrangeiro com a utilização dessas tecnologias, por um ensino queconquista espaço na sociedade globalizada. Os resultados revelam olhares diferenciados nos âmbitos jurídico e pedagógico, que destacam a forma distanciada da existência da oralidade no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Conclui-se que a oralidade na EAD demanda empenho e atenção de todos os envolvidos no processo, para que a realização de atividades interativas aconteça de modo eficiente.

References

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 10. ed. São Paulo: HucitecAnnablume, 2002.

BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância. Referenciais de qualidade para a educação superior à distância. Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2015.

CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara Superior de Educação. Parecer nº 492, de 3 de abril de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jul. 2001. Seção 1e.

FARACO, C. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Tradução Raquel Ramalhete. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.

GREGOLIN, M. do R. O enunciado e o arquivo: Foucault (entre)vistas. In: SARGENTINI, V.; NAVARRO-BARBOSA, P. (Orgs.). M. Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos: ClaraLuz, 2004.

GREGOLIN, M. do R. Olhares oblíquos sobre o sentido no discurso. In: GREGOLIN, M. R.; BARONAS, R. Análise do discurso: as materialidades do sentido. São Paulo: Claraluz, 2003.

KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 5. ed. São Paulo: Ática, 1995.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 14. ed. Rio de Janeiro: Edirota 34, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

ONG, W. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Tradução Enid Abreu Dobranszky. Campinas: Papirus, 1998.

ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

PAIS, L. C. Educação escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PAIVA, V. L. M. O. Autonomia e complexidade. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 77-127, 2006.

REDE GAÚCHA DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA. Projeto de curso de graduação em licenciatura em inglês, letras: inglês à distância. Porto Alegre, 2007.

SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes e IzidoroBlikstein. São Paulo: Cultrix, 2000.

SILVEIRA, I. M. Línguas estrangeiras: uma visão histórica das abordagens, métodos e técnicas de ensino. Maceió: Catavento, 1999.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

ZUMTHOR, Paul. A letra e voz: a literatura medieval. Tradução Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Published

2020-11-25

How to Cite

Cavalcante, L. R., Santos, S. M. L., & Costa, L. M. L. (2020). O ensino de Línguas Estrangeiras nos cursos de Licenciatura em Letras à distância: oralidade em foco / The teaching of foreign languages in distance-education Languages and Literature undergraduate programs: orality in focus. Brazilian Journal of Development, 6(11), 91750–91766. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-546

Issue

Section

Original Papers