Enfermagem na assistência à puérpera com dificuldades de amamentar: uma revisão de literatura / Nursing in care for people with breastfeeding difficulties: a literature review

Samia Dayana Lemos de Lacerda, Késia Eduarda da Silva Batista, Cleciane Kelly Cavalcanti De Oliveira

Abstract


A amamentação é um processo natural e seus benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe são inquestionáveis. Apesar de suas vantagens, o desmame precoce tem ocorrido muitas vezes em decorrência das dificuldades enfrentadas pelas mães sobre o assunto. O aleitamento materno é um processo natural cujo sucesso é multifatorial dependendo da puérpera e do compromisso dos profissionais de saúde envolvidos com o binômio mãe-filho. Este estudo tem como objetivo identificar na literatura atuação da enfermagem junto às mulheres com dificuldades na amamentação durante o período do puerpério. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório, tendo uma abordagem qualitativa, onde está sendo realizada uma busca acerca de periódicos nacionais em base de dados: SCIELO, LILACS, BIREME, publicados entre os anos de 2015 ao primeiro semestre de 2020. Os resultados destacam acerca da relação existente, dentro do aspecto geral do processo do aleitamento materno e os fatores relacionados à assistência da enfermagem perante as estratégias do desmame precoce. Compreende-se a partir disso, a importância da enfermagem no processo assistencial, tendo uma relevância significativa no aleitamento materno, estimulando e evidenciando os diversos benefícios. 

 


Keywords


aleitamento materno, amamentação, puerpério.

References


DE ALMEIDA, Eliane Aparecida; MARTINS FILHO, José. O contrato precoce mãe-filho e sua contribuição para o sucesso do aleitamento materno. Revista de Ciências Médicas, v. 13, n. 4, 2012.

ALMEIDA, Nilza Alves Marques; FERNANDES, Aline Garcia; DE ARAÚJO, Cleide Gomes. Aleitamento materno: uma abordagem sobre o papel do enfermeiro no pós-parto. Revista eletrônica de enfermagem, v. 6, n. 3, 2004.

AMORIM, Marinete Martins; DE ANDRADE, Edson Ribeiro. Atuação do enfermeiro no PSF sobre aleitamento materno. Perspectivas Online 2007-2011, v. 3, n. 9, 2009.

CAMPESTRINI, Selma. Aleitamento materno & alojamento conjunto: como fazer?. IBRASA, 1992.

DE CARVALHO, Janaina Keren Martins; CARVALHO, Clecilene Gomes; MAGALHÃES, Sérgio Ricardo. A importância da assistência de enfermagem no aleitamento materno. e-Scientia, v. 4, n. 2, p. 11-20, 2011.

DA SILVA DIAS, Joicy et al. A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 1, p. 59-71, 2014.

GIUGLIANI, Elsa RJ. Problemas comuns na lactação e seu manejo. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 5, p. s147-s154, 2004.

GRAÇA, Luís Carlos Carvalho da; FIGUEIREDO, Maria do Céu Barbiéri; CONCEIÇÃO, Maria Teresa Caetano Carreira. Contributos da intervenção de enfermagem de cuidados de saúde primários para a promoção do aleitamento materno. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 2, p. 429-436, 2011.

MARINHO, Carla; LEAL, Isabel Pereira. Os profissionais de saúde e o aleitamento materno: um estudo exploratório sobre as atitudes de médicos e enfermeiros. Psicologia, saúde & doenças, v. 5, n. 1, p. 93-105, 2004.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Desmame precoce: falta de conhecimento ou de acompanhamento?. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 13, n. 1, p. 53-59, 2013.

SILVA, Andréa Viola da et al. Fatores de risco para o desmame precoce na perspectiva das puérperas: resultados e discussão. J. Health Sci. Inst, 2009.

SOUZA, Erdnaxela Fernandes do Carmo; FERNANDES, Rosa Áurea Quintella. Auto eficácia na amamentação: um estudo de coorte. Acta Paulista de Enfermagem, v. 27, n. 5, p. 465-470, 2014.

TEMPORÁO, José Comes; PENELLO, Liliane Mendes. Determinação social da saúde e ambiente emocional facilitador: conceitos e proposição estratégica para uma política pública voltada para a primeira infância. Saúde em Debate, v. 34, n. 85, p. 187-200, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-587

Refbacks

  • There are currently no refbacks.