Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá

Authors

  • Stéphany Christine Maciel da Graça Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Roselis Natalina Mazzuchetti

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-381

Keywords:

Objetivos de desempenho, Estratégia Competitiva, Supermercado.

Abstract

O presente estudo consiste em uma pesquisa quantitativa com fins descritivos sobre os objetivos de desempenho em relação aos supermercados de Paranaguá/Pr. Com a finalidade de compreender a conexão entre os cinco objetivos de desempenho e os supermercados escolhidos, foi utilizado um questionário composto por 10 perguntas para cada supermercado estudado, totalizando 40 questões. Os supermercados foram escolhidos de acordo com o fluxo e a preferência da população da cidade, chegando assim em quatro grandes supermercados: Bavaresco, Condor – Centro, Hiper Condor e Max Muffato. As questões foram analisadas de acordo com os cinco objetivos de desempenho: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo, onde cada objetivo procura entender melhor um setor em específico. Por meio dos resultados, foi possível compreender qual a visão do consumidor em relação ao estabelecimento. Pode-se perceber que cada mercado possui uma prioridade diferente, tendo em vista que a localização e o público alvo que cada um pretende alcançar. Mas também possuíram objetivos em comum, como a flexibilidade, que foi a que recebeu a maior média em todos os estabelecimentos e a velocidade, que obteve médias baixas em relação as demais, mostrando que as filas encontradas durante suas compras deixam os clientes insatisfeitos. É de extrema importância que os gestores tenham suas prioridades definidas, pois elas irão indicar a melhor direção em suas tomadas de decisões. E que as tomadas de decisões sirvam para melhorar o desempenho e produtividade da empresa.

 

 

References

ADMINISTRADORES. Trade-off, uma decisão entre custo e benefícios.. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/trade-off-uma-decisao-entre-custos-e-beneficios. Acesso em: 24/08/2020.

AKUTAGAWA, K. H. et al. Um estudo de caso realizado em restaurantes com a análise dos 4Vs da produção e os objetivos de desempenho. Trabalho apresentado no 8. Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, Campo Mourão, 2019.

AMARAL, J. L. S. D; OLIVEIRA., Marcio De. GESTÃO DE ESTOQUES E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESEMPENHO NUMA FÁBRICA TÊXTIL DE PEQUENO PORTE. Produção e Engenharia, Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 600-612, set./2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/producaoeengenharia/article/view/28775. Acesso em: 17/06/2020.

GOHR, Claudia Fabiana; FAUSTINO, C. D. A. GESTÃO DA QUALIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS . Pretexto, Minas Gerais, v. 18, n. 4, p. 33-56, out./2017. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/3220. Acesso em: 16/05/2020.

JUNIOR, Marcelo G.C., MELO, Marcus, V., NETO, Oswaldo C., MEDEIROS, Cintia R. O., 2008. O papel estratégico da área de produção: um estudo de caso da empresa Brunelli. Disponível em: <https://docplayer.com.br/54061507-O-papel-estrategico-da-area-de-producao-um-estudo-de-caso-da-empresa-brunelli.html>. Acesso em: 15/06/2020.

MARTINS, T. H. F. et al. Análise dos objetivos de desempenho: um estudo de caso em um fast food. Trabalho apresentado no 8. Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, Campo Mourão, 2019.

MONOGRAFIAS. Qualidade no atendimento ao cliente como fator de crescimento empresarial.. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/-qualidade-no-atendimento-ao-cliente-como-fator-crescimento-empresarial.htm#indice_2. Acesso em: 15/06/2020.

SIMPSON, D. M.. Da mudança nos hábitos de consumo ao price value trade-off: as implicações da retratação econômica no Brasil sobre o comportamento de consumo dos brasileiros. Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais) – Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10284/6881>. Acesso em: 24/08/2020.

TORRES, G. A.. Análise da gestão de estoques de um supermercado regional. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2017. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1828>. Acesso em: 15/06/2020.

Published

2020-12-16

How to Cite

Graça, S. C. M. da, & Mazzuchetti, R. N. (2020). Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá. Brazilian Journal of Development, 6(12), 98691–98699. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-381

Issue

Section

Original Papers