Distúrbios de aprendizagem e transtorno de atenção: uma inter-relação / Learning Disorders and Attention Disorder: An Interrelation

Authors

  • Nathalia Rodrigues Araújo
  • Aline Oliveira Costa
  • Isabelle Oliveira Montenegro
  • Luanna Raquel Gomes Macedo
  • Tatiana Cristina Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-051

Keywords:

Distúrbio, Transtorno, Aprendizagem, Inclusão.

Abstract

Abordar sobre o processo e aprendizagem, sobre as dificuldades e distúrbios é refletir também acerca do ensino, da construção do conhecimento, da cognição e afetividade humana, e de uma multiplicidade de fatores que influenciam no não aprender. Com isto, os Distúrbios de Aprendizagem e o Transtorno de Atenção vem sendo bastante discutidos por pesquisadores a fim de esclarecer dúvidas a respeito de conceitos e especificidades do mesmo e sua interferência no contexto educacional. Assim, o presente estudo objetivou discutir sobre os DA e sobre o TDA a fim de contemplar suas especificidades. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como suporte a entrevista semi-estruturada com duas professoras de rede pública, relacionado os dados obtidos com a teoria sobre a temática. Os principais resultados revelam alguns saberes docentes, bem como a necessidade de maior aprofundamento sobre a temática. Ademais, destacou-se algumas formas de enfrentamento para lidar com a inclusão de crianças com dificuldades, distúrbios e transtornos relacionados à aprendizagem. Considera-se, pois a relevância de reflexões no contexto da formação de professores e atuação pedagógica junto às crianças com necessidades educativas especiais.

 

 

References

BENCZIK, Edyleine Bellini Perone. Transtorno do Deficit de AtençãoHiperatividade: características, avaliação, diagnostico e tratamento: um guia de orientações para profissionais.Edyleine Bellini PeroneBenczik; Colaboradores Luis Augusto P. Rohde, Marcelo Schmitz. São Paulo: Casa do Psicologo, 2000. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Ae-> .

CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de aprendizagem e transtornos da atenção: algumas reflexões. In: . Aprendizagem: Tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. Petropólis, RJ. Ed. Vozes, São Paulo: ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2006.

Distúrbios de aprendizagem atingem 70% da população. Disponivel em:<https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,disturbios-de-aprendizagem-atingem-70-da- populacao,20030616p58382>. Acesso em: 11. Ago. 2018, ás 14h58min.5 passos para o Diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem. Disponível em:<https://neurosaber.com.br/5-passos-para-o-diagnostico-dos-transtornos-de-aprendizagem/>. Acesso em: 5. Nov. 2017, ás 13h45min.Principais Distúrbios de Aprendizagem. Disponível em: <https://neurosaber.com.br/principais-disturbios-de-aprendizagem/>. Acesso em: 7. Nov. 2017, ás 16h38min.

Rotulação de alunos como portadores de "distúrbios ou dificuldades de aprendizagem": uma questão a ser refletida. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p125-140_c.pdf>.

RUBINSTEIN, E. Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

WEISS, A. M. L.; CRUZ, M. M. da . Compreendendo os alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. In: Rosana Glat. (Org.). Educação inclusiva. Cultura e

cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, v. , p. 65-78.

Published

2019-08-08

How to Cite

Araújo, N. R., Costa, A. O., Montenegro, I. O., Macedo, L. R. G., & Vasconcelos, T. C. (2019). Distúrbios de aprendizagem e transtorno de atenção: uma inter-relação / Learning Disorders and Attention Disorder: An Interrelation. Brazilian Journal of Development, 5(7), 8318–8329. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-051

Issue

Section

Original Papers