O rejeito de minério de ferro e suas aplicações na construção civil / Iron ore tailings and their applications in civil construction

Authors

  • João Vitor Silveira Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Juliana da Silva e Mascarenhas Guedes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-779

Keywords:

rejeito, minério de ferro, reaproveitamento de rejeito, construção civil.

Abstract

A mineração vem se tornado alvo da mídia dado aos recentes eventos em Mariana-MG, mas é seguro afirmar que essa atenção é tardia, visto que os danos ambientais da mesma acompanham o início dos seus trabalhos em massa no país. O rejeito do beneficiamento de minério de ferro (RBMF) é um subproduto da mineração do ferro que ocupa grandes áreas antes ocupadas por fauna e flora abundantes, demandando uma solução imediata para tal problema. Pensando nisso, nesse artigo são apresentados diversos estudos na aplicação do RMBF na construção civil, área que demandaria de grandes quantidades do produto, criando uma vazão adequada para o volume de produção do mesmo.

Os estudos mostraram resultados em sua grande maioria positivos quanto à aplicação do rejeito, melhorando variadas propriedades em solos e concretos, consoante à concentração e propriedades tanto do rejeito, quanto do material de mistura em questão.

 

References

IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração.Informações sobre a economia mineral brasileira –2015. Disponível em:<http://www.ibram.org.br/>. Acesso em: 02 de abr. 2017.

DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral. Sumário Mineral – 2015.

Disponível em: . Acesso em: 02 de abr. 2017.

CAMPANHA, Ângela. Caracterização de rejeitos de minério de ferro para uso em pavimentação. 2011.

Dissertação de mestrado em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Viçosa – UFV, 2011.

MME – Ministério das Minas e Energia. Beneficiamento do Minério de Ferro.2008. Disponível em: <http://www.redeaplmineral.org.br>. Acesso: 02 de abr. 2017.

PRESOTTI, Ednelson da Silva. Influência do teor de ferro nos parâmetros de resistência de um rejeito de minério de ferro. 2002. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, 2002.

HERNANDEZ, Hector Maurício Osório. Caracterização geomecânica de rejeitos aplicada a barragens de aterro hidráulico. Dissertação de Mestrado em Geotecnia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, 2002.

ESPÓSITO, Terezinha de Jesus. Metodologia probabilística e observacional aplicada a barragens de rejeito construídas por aterro hidráulico. 2000. Tese de Doutorado em Geotecnia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, 2000.

FERNANDES, Gilberto. Comportamento de estruturas de pavimentos ferroviários com utilização de solos finos e/ou resíduos de mineração de ferro associados à geossintéticos. 2005. Tese de Doutorado em Geotecnia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, 2005.

PEIXOTO, Ricardo Fiorotti; BATISTA, Junio Oliveira dos Santos; COSTA, Ellen Cristine Pinto; SANTOS, Diego Haltyeri; FILHO, Joaquim Nery de Sant’ Ana; BASTOS, Lucas Augusto de Castro; FONTES, Wanna Carvalho, MENDES, Julia Castro. Utilização de rejeito de barragem de minério de ferro na construção civil. 2016. Relatório de Pesquisa. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Ouro Preto, Abril de 2016.

Published

2021-01-04

How to Cite

Souza, J. V. S., & Guedes, J. da S. e M. (2021). O rejeito de minério de ferro e suas aplicações na construção civil / Iron ore tailings and their applications in civil construction. Brazilian Journal of Development, 6(12), 104064–104074. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-779

Issue

Section

Original Papers