Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing

Authors

  • Tiago Oliveira Ferreira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Isabelly Debastiani Gomes
  • Alexandre Vieira Sabóia
  • Jéssica Rodrigues Meneses

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-111

Keywords:

Monitoria, Desenho técnico, Ensino-aprendizagem.

Abstract

O presente estudo abordou a questão da monitoria aplicada à matéria de desenho técnico. Para tanto, abordou-se inicialmente na fundamentação teórica as dificuldades existentes no ensino superior na questão das matérias mais técnicas, a exemplo do desenho técnico, explicando na sequencia o papel da monitoria acadêmica em auxílio ao estudante com dificuldades neste tipo de disciplina e o resultado positivo que esta tem tanto na vida do monitorado como também do monitorando e de seu professor, preparando este aluno, inclusive, para a vida acadêmica. Na sequência, foram trazidos os resultados e discussão da pesquisa de campo. O procedimento metodológico empregado na fundamentação teórica foi o da pesquisa em materiais secundários em repositórios acadêmicos empregando como termos de busca as palavras: monitoria e desenho técnico. E a parte empírica foi realizada com a estratégia de acompanhamento dos alunos juntamente com o professor em sala e aula. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de elucidar o papel a monitoria aplicada na disciplina de desenho técnico. Por fim, foi possível concluir que houve favorecimento por parte da monitoria ao professor orientador, uma vez que este atuou como ponto entre aluno e docente, ficando o aluno monitorado mais à vontade para tirar dúvidas e progredir de forma mais tranquila nesta disciplina.

References

ALBUEQUERQUE, G. S.; MENDES, R. R. S.; ROCHA, B. C.; CARNEIRO, M. C.

Monitoria de técnica Operatória e Cirurgia Experimental e Sua Relevância na Formação Médica. Rev. Bras. de Educ. Med. v.36, n.4, p.564-569, 2012.

ANASTASIOU, L. G. C., ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU

L. G. C.; ALVES L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, p. 67-100, 2006.

ARAÚJO, M. M.; PIRES, P. S.; SANTOS, E. M. Monitoria como atividade de ensino- aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de enfermagem. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 89, n. 27, 2019.

CONSUP. IFRO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio Campus Vilhena. Porto Velho, 2014.

FARIA, J. P. A monitoria como prática colaborativa na universidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós- Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003.

FELICETTI, V. L.; GIRAFFA, L. M. M. Matofobia: Auxiliando a Enfrentar este Problema no Contexto Escolar. Livro Digital. Porto Alegre: EDIPU, 2012.

FELICETTI, V. L.; GOMES, K. A.; FOSSATTI, P. Acadêmicos que frequentam a monitoria: comprometimento e aprovação. In: Congresos CLABES. 2013.

FUCKS, P. M. et al. Contribuição da monitoria ao ensino de desenho técnico e topografia nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental, UFFS-Campus Cerro Largo/RS. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia-COBENGE. Associação Brasileira de Educação em Engenharia, 2013.

GONDIM, E. A importância da monitoria para o processo de formação acadêmica. 2016. Disponível em: http://unifornoticias.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=779&It emid=50. Acesso em: 7 dez. 2020.

JERONYMO, A. C. O.; LIMA, A. K. N.; SCIO, E. A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro: um relato de experiência. Gestão e Saúde, v. 5, n. 3, p. pag. 1101-1108, 2014.

MKUMBO, K.; AMAM, J. Perceived University Students' Attributions of Their Academic Success and Failure. Asian Social Science [serial online]. June; v.8, n.7, p.247-255, 2012.

PESSÔA, J. M. Programa de monitoria como prática deformação do professor- contador: percepções e identidade. In: Anais [...] Simpósio brasileiro de política e administração da educação. Porto Alegre: ANPAE, 2007.

SALGADO, J. C. P. Técnicas e práticas construtivas: da implantação ao acabamento. 1 ed. São Paulo: Érica, 2014.

SANTOS, T. L.; NASCIMENTO, A. P. A Monitoria Como Processo de Ensino- Aprendizagem: Disciplina de Agência E Transporte. ANAIS DO EGRAD, v. 1, n. 4, 2014.

SANTOS, V. Trabalhos acadêmicos: uma orientação para pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre: RS: AGE, 2006.

SCHNEIDER, M. S. P. S. A Produção de conhecimento e a ambientação de formação de professor. 2008. 224 f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2008.

SILVA, B. N.; BRITO, P. K. H.; MORAES, J. C. O. A monitoria acadêmica e sua importância para a enfermagem: análise discente. III CONEDU, 2016.

Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV0 56_MD1_SA18_ID2189_16082016235833.pdf. Acesso em: 2019 fev. 2019.

SILVA, C. et al. A monitoria do curso de engenharia civil da uniarp no processo de construção do conhecimento. Ignis: Periódico Científico de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Tecnologia da Informação, v. 6, n. 2, 2017.

SILVA, M. G. F.; LOPES, A. C.; SANTOS, L. M. Monitoria como processo de ensino-aprendizagem e formação de futuros professores de química.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.

SILVA, R. N.; BELO, M. L. M.. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 8, n. 7, 2012.

SOUZA, P. R. A. A importância da monitoria na formação de futuros professores universitários. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XII, n. 61, fev 2009.

ZAGO, J. S.; ERICHSEN, R. Monitoria de física no curso de engenharia florestal.

Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 1, 2016.

ZILIEL, F. K.; GONCALVES, C. A. D. Análise da metodologia de aplicação da monitoria em desenho técnico para engenharias na UNIPAMPA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 8, n. 1, 2017.

Published

2021-01-20

How to Cite

Ferreira, T. O., Gomes, I. D., Sabóia, A. V., & Meneses, J. R. (2021). Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing. Brazilian Journal of Development, 7(1), 1632–1643. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-111

Issue

Section

Original Papers