Ensinando a química e biologia através de jogos educativos pelos alunos da 1ª e 2ª séries do IFMA campus Santa Inês / Teaching chemistry and biology through educational games by students of the 1st and 2nd series of IFMA campus Santa Inês

Authors

  • Angela Maria Correa Mouzinho Santos
  • Vagner de Jesus Carneiro
  • Ronilson Lopes Brito

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-169

Keywords:

Ensino de Química e Biologia, Jogos Educativos, Tabela periódica, Células.

Abstract

A aprendizagem está relacionada na capacidade de aprender de forma eficaz e desenvolver o raciocínio lógico do educando fazendo o uso de ferramentas diversificadas no processo de ensino. O objetivo deste trabalho foi utilizar diversos jogos no ensino de química e biologia para os alunos do 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos em Logística e Edificações, IFMA – Campus Santa Inês. Os jogos utilizados no projeto foram o Ludo, Twister, Dama, Dominó, Tabuleiro, UNO, Roleta e confeccionados a partir de material reciclado e com custo baixo. Os jogos proporcionaram ao aluno, desenvolvimento afetivo, cognitivo, social, senso de cooperação e saber lidar com as dificuldades que apareceram durante o processo. As atividades lúdicas têm grande destaque na socialização do aluno e promove a sua integração no convívio da sociedade. O aprendizado nas disciplinas de Química e Biologia se tornaram mais prazerosa, pois os alunos sentem muita dificuldade e acabam se desestimulando no entendimento dos conteúdos. Essa autonomia dos alunos é fruto possivelmente da retirada do discente de agente passivo no processo de ensino-aprendizagem e de uma mudança para a participação mais ativa do aluno na construção do conhecimento.

References

ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BARROS, E. E. de S. et al. Atividade Lúdica no Ensino de Química: “Trilhando a Geometria Molecular”. Florianópolis – SC: XVIII ENEQ, 2016.

HAMZE, Amelia. O jogo de dominó como comunicação e construção

compartilhadas. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/trabalhodocente/jogodedomino.htm. Acesso em: 28 junho 2020.

LONGO, Vera Carolina Cambréa. Vamos jogar? Jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Textos FCC, v. 35, p. 130-159, 2012.

REVISTA CONEXÕES. Jogos lúdicos: recursos didáticos para o ensino de química. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia. v. 7 n. 3 p. 44-52, 2013.

NERI, C. I. et al., Aprendizagem significativa e jogos didáticos: a utilização da roleta e tabuleiro com cartas (rtcbio) no ensino de biologia. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 5, p. 28728-28742. may. 2020.

OLIVEIRA, D. A; GHEDIN, E.; SOUZA, J. M. O jogo de perguntas e respostas como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento do raciocínio lógico enquanto processo de ensino aprendizagem conteúdo do oitavo ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, Águas de Lindóia: ABRAPEC, p. 1-8. 2013.

PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, III, 2008, Anais...Ijuí, Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2008.

REIS, M. M. 2012. Trabalho, ambiente e saúde na educação de jovens e adultos: uma experiência de avaliação formativa à alfabetização cientifica. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Curso de Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Nilópolis, 2012.

SILVA, T. C.; AMARAL, C. L. C. Jogos e Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem: uma relação possível. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/47/34. Acesso em: 28 junho 2020.

SOARES, A. D. da S et al., Uso de metodologias alternativas para o Ensino de Química em uma Escola de Ensino Médio em Salvaterra/PA. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471. oct. 2020.

Published

2021-01-20

How to Cite

Santos, A. M. C. M., Carneiro, V. de J., & Brito, R. L. (2021). Ensinando a química e biologia através de jogos educativos pelos alunos da 1ª e 2ª séries do IFMA campus Santa Inês / Teaching chemistry and biology through educational games by students of the 1st and 2nd series of IFMA campus Santa Inês. Brazilian Journal of Development, 7(1), 2484–2491. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-169

Issue

Section

Original Papers