Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas

Authors

  • Claudia Campos Cavalcante Gomes
  • Isaac Cavalcante Gomes
  • Marcos Paulo de Oliveira Sobral
  • Nayanne Lima Alves
  • Valéria Campos Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-340

Keywords:

Gestão Democrática, Conselho Escolar, Participação.

Abstract

Este texto tem como propósito central analisar as contribuições acerca do conselho escolar como um contributo primordial da gestão escolar em uma perspectiva democrática. Os dados foram coletados em duas escolas públicas, como parte de uma pesquisa que se desenvolveu no ano letivo de 2013. Assim buscou-se compreender de que forma este colegiado, instrumento participativo pode corroborar no ambiente escolar na forma como a instituição é gerida. Ambiciona ainda, aprofundar os conhecimentos no tema, com vistas, a compreensão da importância da participação societária no cotidiano escolar. Tomou-se como objeto de estudo, as sequências discursivas proferidas e coletadas através de depoimentos de conselheiros que atuam em duas escolas públicas. Para a realização desta pesquisa, pautamo-nos na abordagem qualitativa-interpretativa, baseada em estudo de caso. Para tanto, nos servindo de autores/as como: Luck (2009), Paro (2004), Vasconcellos (2006), Veiga (2000) e Werle (2003), entre outros. Optamos por analisar as falas por acreditarmos que o discurso é o lugar privilegiado em que se pode observar a relação entre língua e ideologia. Através dos discursos dos conselheiros podemos constatar como tem acontecido o processo participativo destes atores no chão da escola pública e se realmente a inserção destes tem contribuído favoravelmente na democratização das ações.

References

BRASIL, Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil., Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Os Conselhos de Educação e a gestão dos sistemas. São Paulo: Cortez, 2000.

CURY, Carlos Roberto Jamil et al. Medo à liberdade e compromisso democrático: LDB e Plano Nacional de Educação. São Paulo: Brasil, 1997.

GADOTTI, Moacir. Histórias das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2007.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia da escola: princípios e propostas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas: Papirus, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

LUCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MÉSZAROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

NOGUEIRA, M. P.P. Reconstrução de Saberes Docentes: contribuições da formação continuada nas salas de apoio pedagógico específico. IX Simpósio de Educação Contemporânea: Desafios e Propostas. A Escola e seus Sentidos. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, 2014. pág. 1-10.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima. Política e gestão da educação. BeloHorizonte: Autêntica, 2002.

PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretor: a escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 2004.

SANTOMÉ, Jurgo Torres. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 6. ed. São Paulo: Libertad, 2006.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 10. ed. Campinas: Papirus, 2000.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Conselho escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Published

2021-01-20

How to Cite

Gomes, C. C. C., Gomes, I. C., Sobral, M. P. de O., Alves, N. L., & Cavalcante, V. C. (2021). Escola pública, sujeitos, conselho escolar – perspectivas e impasses da gestão democrática em Alagoas / Public school, subjects, school council - perspectives and impasses of democratic management in Alagoas. Brazilian Journal of Development, 7(1), 5017–5029. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-340

Issue

Section

Original Papers