Intervenção pedagógica no processo de ensino e aprendizagem/Pedagogical intervention in the teaching and learning process

Authors

  • Valci Máximo
  • Rosemery Alves Cardozo Marinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-558

Keywords:

Processo ensino e aprendizagem, Intervenção pedagógica, Ação Docente, Aluno.

Abstract

O presente trabalho versa sobre os processos de aprendizagem e os fatores que influenciam o mesmo. A humanidade evolui significativamente quando é alfabetizada, momento em que passa a ver o mundo com autonomia. Na escola o aprendiz tem que desenvolver suas funções psicológicas superiores para aprender. O que se observa é que nem todos os alunos conseguem se desenvolver para aprender ao mesmo tempo. Surge então, a importância da intervenção pedagógica para o processo de aprendizagem, tema do estudo. Para a realização da presente pesquisa foi utilizado material bibliográfico, baseando-se o estudo na metodologia dedutiva, por meio de pesquisa bibliográfica em obras de estudiosos da área. Assim tem por objetivo evidenciar quais são as formas de intervenção pedagógica efetivadas pelos professores para o êxito do processo de aprendizagem. Conclui-se que a empatia do professor para com os alunos é um dos fatores determinantes para a intervenção pedagógica de sucesso, a qual se respalda em fatores internos e externosO presente trabalho versa sobre os processos de aprendizagem e os fatores que influenciam o mesmo. A humanidade evolui significativamente quando é alfabetizada, momento em que passa a ver o mundo com autonomia. Na escola o aprendiz tem que desenvolver suas funções psicológicas superiores para aprender. O que se observa é que nem todos os alunos conseguem se desenvolver para aprender ao mesmo tempo. Surge então, a importância da intervenção pedagógica para o processo de aprendizagem, tema do estudo. Para a realização da presente pesquisa foi utilizado material bibliográfico, baseando-se o estudo na metodologia dedutiva, por meio de pesquisa bibliográfica em obras de estudiosos da área. Assim tem por objetivo evidenciar quais são as formas de intervenção pedagógica efetivadas pelos professores para o êxito do processo de aprendizagem. Conclui-se que a empatia do professor para com os alunos é um dos fatores determinantes para a intervenção pedagógica de sucesso, a qual se respalda em fatores internos e externos.

References

ALMEIDA, Vanessa, Fulaneti de. Importância do letramento nas series iniciais, São Paulo 2014.

ANTUNES, Celso. Alfabetização Emocional: Novas estratégias, Petrópolis, 1999.

BASSEDAS, Eulália et al. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico. 3 ed. Porto Alegre-RS: Artes Médicas, 1996.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: O cotidiano da escola. 6 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília/DF. Senado Federal

Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 18 de setembro de 2019.

______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília/DF. Senado Federal Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 18 de setembro de 2019.

CUNHA, Isabel Maria da. O bom professor e sua prática. 3 Ed. Campinas,SP: Papirus,1994.

FERREIRO, Emília. Reflexões Sobre Alfabetização. 24 Edição atualizada, 7 reimpressão. Cortez Ed. 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia Da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro/ São Paulo, 2016.

______.Pedagogia Do Oprimido: 50 olhares sobre os 50 ano da Pedagogia do Oprimido. São Paulo, 2019.

MARQUES, Mario Osorio. Pedagogia: A ciência do educador, Ijuí. Editora Rio Grande do Sul, 1996.

MEIRIEU, Philippe. O Cotidiano da Escola e da Sala de aula: O fazer e o aprender. Editora. Artmed Porto Alegre 2005.

MIRANDA, Maria Irene. Problemas de Aprendizagem na Alfabetização e Intervenção Escolar, 2° Ed. São Paulo, 2009.

MORRIS, Bigge. Teorias da Aprendizagem para professores, Universidade de São Paulo,1977.

RIBEIRO, Ana Maria. Dificuldades de aprendizagem na escrita nas series iniciais. Brasília 2006.

ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Pedagogia Afetiva, Petrópolis, Rio de Janeiro,2007.

SANTOS, Euzila Pereira dos. Dificuldades de aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. Goiais, 2015.

VOS, Jeannette Gordon Dryden. Revolucionando o aprendizado: Um programa de aprendizagem para toda vida e para o melhor computador do mundo. Seu fantástico cérebro. Edição ampliada, São Paulo. 1994.

WEREBE, Maria José Garcia. Grandezas e misérias do ensino no Brasil. Editora Ática, São Paulo, 1994.

Published

2021-01-21

How to Cite

Máximo, V., & Marinho, R. A. C. (2021). Intervenção pedagógica no processo de ensino e aprendizagem/Pedagogical intervention in the teaching and learning process. Brazilian Journal of Development, 7(1), 8208–8218. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-558

Issue

Section

Original Papers