Argamassas contendo resíduos a base de EVA e poliéster como agregado leve paper 818 / Mortars containing EVA and polyester based waste as lightweight paper 818 aggregate

Authors

  • Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Maria Clara Cavalini Pinto
  • Matheus Daniel Pessanha
  • Daniel Bonet Trevisan
  • Pedro Henrique Herzer

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-571

Keywords:

Argamassa. Resíduos. EVA. Poliéster.

Abstract

A expressiva quantidade de resíduos sólidos gerados pelas indústrias calçadistas tem se apresentado como um problema para o meio ambiente, uma vez que são de difícil destinação e podem contaminar o solo e o lençol freático. Soluções estão sendo buscadas para uma destinação apropriada e vantajosa para a indústria geradora do rejeito e para a construção civil, fomentando estudos sobre o assunto. Neste sentido, estudou-se argamassas com substituições em volume de 0%, 10%, 20% e 30% do agregado por resíduos à base de EVA e poliéster, gerados pela indústria calçadista. Foram realizados testes tanto no estado fresco quanto no estado endurecido, visando avaliar as propriedades reológicas e mecânicas dos produtos obtidos. A substituição do agregado pelo resíduo não influenciou o comportamento reológico, de maneira que as argamassas estudadas se apresentaram como trabalháveis. Em relação ao comportamento mecânico, a substituição afetou a resistência à compressão, à tração na flexão e o módulo de elasticidade. Contudo, mesmo com a redução das resistências mecânicas, as argamassas com substituição apresentaram-se viáveis para aplicação na construção.

References

ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 13276: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos - Preparo da mistura e determinação do índice de consistência. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 7217: Agregados – Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 1987.

______. NBR 13280: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos; determinação da densidade de massa aparente no estado endurecido. Rio de Janeiro, 1995

______. NBR 13279: Argamassa de assentamento e revestimento de paredes e tetos –

Determinação da resistência à tração na flexão e à compressão. Rio de Janeiro,

______. NBR 13479: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação. Rio de Janeiro, 2013.

______. NBR 15630: Argamassa de assentamento e revestimento de paredes e tetos –

Determinação do módulo de elasticidade dinâmico através de propagação de onda ultra-sônica. Rio de Janeiro, 2008.

______. NBR 15839: Argamassa de assentamento e revestimento de paredes e tetos – Caracterização reológica pelo método squeeze flow. Rio de Janeiro, 2010.

GLATTHOR, A.; SCHWEIZER, D. Rheological Lab Testing of Building Formulations. (Hercules GmbH, Düsseldorf), ConChem Conference 1994

GONÇALVES, J.C.S. Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática e ensino. Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v.6, p.51-81. Out./dez.2006.

GUNTHER, W.M.R. Minimização de resíduos e educação ambiental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LIMPEZA PÚBLICA, 7. Curitiba, 2000. Anais... Curitiba, 2000.

ILDEFONSO, J.S. Análise de viabilidade técnica da utilização do copolímero Etileno Acetato de Vinila (EVA) descartado pela indústria calçadista em misturas asfálticas

(processo seco). 2007. 335f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Engenharia Civil: Transportes) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

KAZMIERCZAK, C. S. Desenvolvimento de Componentes para a construção civil a partir de resíduos da indústria calçadista - metodologia. Reciclagem e Reutilização de resíduos como materiais de construção civil. São Paulo, 25- 26 Nov. 1996. São Paulo: ANTAC, 1996.

LELLES, L.C. et al. Perfil ambiental qualitativo da extração de areia em cursos d’água, 2004. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Viçosa- Viçosa, 2004.

POLARI FILHO et al. A reciclagem de resíduos da indústria de calçados (EVA) na execução de painéis de vedação na construção civil: avaliação de desempenho. In: II Encontro Temático Meio Ambiente e Educação Ambiental, 2003, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2003.

SANTIAGO, E.Q.R. Utilização de agregados de EVA e RCD para a obtenção de concretos leves. 2008. 185f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Ciências em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2008.

SAVASTANO, H. Materiais à base de cimento reforçados com fibras vegetais: reciclagem de resíduos para a construção de baixo custo. 2000. 152 f. Tese (Livre docência) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

TOMMASI, L.R. 1994. Estudo de Impacto Ambiental. Ed. CETESB: Terragraph Artes e

Informática, 354p.

Published

2021-01-21

How to Cite

da Costa, M. do R. de M. M., Pinto, M. C. C., Pessanha, M. D., Trevisan, D. B., & Herzer, P. H. (2021). Argamassas contendo resíduos a base de EVA e poliéster como agregado leve paper 818 / Mortars containing EVA and polyester based waste as lightweight paper 818 aggregate. Brazilian Journal of Development, 7(1), 8421–8436. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-571

Issue

Section

Original Papers