A influência da prática regular de atividade física na preensão palmar de paraplégicos / The influence of the regular physical practice of palm gripping of paraplegics

Authors

  • Minerva Leopoldina de Castro Amorim Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Nivaldo Santos Júnior Nivaldo Santos Júnior
  • Keegan Bezerra Ponce
  • Yana Barros Hara
  • Romina Karla da Silva Michiles
  • Kathya Augusta Thomé Lopes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-710

Keywords:

Paraplegia, Preensão palmar, Atividade física.

Abstract

Vários métodos ao logo dos anos foram elaborados para o trabalho de reabilitação de pessoas que sofreram algum trauma físico ou que desenvolveram alguma deficiência física colocando-os as condições de uma paraplegia no uso de uma cadeira de rodas. A força da preensão palmar para os dependentes de cadeira de roda é um fator de grande relevância para sua independência funcional, desde a locomoção com a cadeira de rodas, independência ao vestir-se, manusear utensílios domésticos e executar habilidades motoras finas.  O objetivo deste trabalho foi comparar a força da preensão palmar de pessoas com deficiência física praticantes de atividade física no Programa de Atividades Motoras para Deficientes – PROAMDE. Metodologia: a amostra foi composta por 15 paraplégicos, dentre eles com lesão medular traumática, Poliomielite, com idade entre 29 e 50 anos, de ambos os gêneros, praticantes de atividades físicas. Foi aplicado o teste de preensão palmar com dinamômetro digital em ambas as mãos alternadamente, sentados e braço estendido ao longo do corpo, sendo considerada a melhor marca de três, repetindo o teste após a intervenção. Aplicou-se 20 sessões de atividades físicas adaptadas, sendo duas vezes semanais e com duração de 75 minutos cada, com atividades de manejo de cadeira e fortalecimento muscular palmar, sendo 2 series de 10 preensões com bola terapêutica para cada mão alternadamente. Os dados foram comparados e classificados segundo a deficiência. Resultados: podemos inferir a influência positiva da atividade física regular de forma significante acima de 3% média, sendo relevante o ganho de força isométrica da preensão palmar. Conclusão: podemos inferir que a atividade física regular praticada por paraplégicos colaborou no ganho de força isométrica da preensão palmar, proporcionando melhor qualidade de vida, bem-estar e maior independência funcional nas atividades de vida diária.

References

GORLA, J. I. Educação Física Adaptada: o passo a passo da avaliação. São Paulo, 2008.

DIEHL, R.M. Jogando com as Diferenças: Jogos para crianças e jovens com deficiência. 2° ed. São Paulo, Phorte, 2008.

MADEIRA, E.S.; DIEHL, R.M. Exercícios Funcionais na Força de Indivíduo com Paraplegia. Revista Adapta. Presidente Prudente, v. 10, n. 1, p. 21-28, Jan./Dez., 2014.

GUEDES, D.P.; GUEDES, J.E.R.P. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. Barueri, Manole, 2006.

GALLAHUE, D.L.; DONNELLY, F.C. Educação Física Desenvolvimentista para Todas as Crianças. 4° ed. São Paulo, Phorte, 2008.

SOUZA, P.A. O Esporte na Paraplegia e Tetraplegia. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1994.

WILMORE, J.H.; COSTILL, D.L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 2°ed.p. 100, Tamboré Barueri-SP, Manole, 2001.

MCARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição, e Desenvolvimento Humano. 6°ed. p. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2008.

Published

2021-01-27

How to Cite

Amorim, M. L. de C., Nivaldo Santos Júnior, N. S. J., Ponce, K. B., Hara, Y. B., Michiles, R. K. da S., & Lopes, K. A. T. (2021). A influência da prática regular de atividade física na preensão palmar de paraplégicos / The influence of the regular physical practice of palm gripping of paraplegics. Brazilian Journal of Development, 7(1), 10444–10451. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-710

Issue

Section

Original Papers