Intervenções de enfermagem em idosos depressivos: uma revisão da literatura/Nursing interventions in depressed elderly: a literature review

Authors

  • Taciana Maria Lima
  • Valdenice de Santana Silva
  • Larissa Lais Maria da Silva Dantas de Moura
  • Ana Karina de Andrade Araújo Galvão
  • Vanessa Karla Santos de Souza
  • Samia Dayana Lemos de Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-014

Keywords:

Enfermagem, Depressão, Idosos, Benefícios, Intervenções.

Abstract

O envelhecimento é um evento do ciclo de vida do ser humano, que necessita de atenção por parte da saúde pública, pois este período de vida traz consigo diversas mudanças e desafios e a enfermagem tem um papel indispensável nessa fase da vida. Esse estudo tem como objetivo buscar na literatura as principais intervenções de enfermagem nos pacientes idosos com quadros depressivos. É importante ressaltar que a intervenção dos enfermeiros na fase depressiva do idoso faz a diferença, é através dessa interação que a evolução acontece na vida dos idosos, a depressão é um mal que acomete muita gente independente da idade, mas, os idosos tem um índice maior para desenvolver essa patologia. O presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura, sendo este, um estudo baseado em revisão de outras pesquisas já realizadas por outros autores e que abordam a mesma linha de pesquisa ou assunto. Foram utilizados artigos para todos embasamentos teórico e elaboração do atual estudo. Segundo a literatura conclui-se que a população idosa tem crescido em grande escala e os casos de depressão nessa faixa etária também, porém a enfermagem tem feito grande diferença com suas intervenções de forma direta e indireta, proporcionam saúde e bem estar para esses idosos, atuam preventivamente e durante a fase de instalação da doença, não é fácil o enfrentamento da depressão e é preciso de apoio de uma terceira pessoa.

 

References

CIMINO B.O., as intervenções do enfermeiro frente ao paciente idoso depressivo institucionalizado. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. SEMESP. v. 1, n. 1, p. 1-4 São Paulo, 2014.

MENES I.S., Cuidados de enfermagem a pacientes portadores de depressão na terceira idade. Revista de Divulgação Cientifica. v. 3, n. 2, p. 177-184, Goiás 2014.

SANTOS S.S.C., Diagnóstico de intervenção para idosos deprimidos e residentes em uma instituição de longa permanência (ILP). Enfermeira Global. v. 1, n. 20, p.1-14, Rio Grande 2010.

TREVISAN M., O papel do enfermeiro na recuperação de idosos depressivos. Revista Eletrônica Gestão e Saúde. v. 7, n. 1, p. 428-440, 2016.

ASSIS T. A et al., Processo de envelhecimento e enfermagem: Análise de determinantes da depressão em idosos. Revista Estudos Goiânia. v. 41, n. 1, p. 183-195, 2014.

GUIMARÃES A. P. R et al., A contribuição do enfermeiro na recuperação de idosos depressivos. ICESP Faculdade Promove de Brasília. v. 1, n. 1, p. 1-8. 2016.

RODRIGUES A. P et al., A contribuição do enfermeiro no processo de recuperação da depressão em idosos. Revista Eletrônica Gestão e Saúde. v. 7, n. 1, p. 428-440, 2016.

SILVA E. R et al., Prevalência e fatores associados a depressão entre idosos institucionalizados: Subsídio aos cuidados de enfermagem. Revista Especial de Enfermagem. v. 46, n. 6, p. 1387-1393, 2012.

MALACRIDA H. C et al., Pré-projeto de revisão integrativa de literatura: Ações de enfermagem ao idoso com depressão. Encontro internacional de Produção Científica. v. 1, n. 1, p. 1-3, 2017.

SILVA A. R. et al., Assistência de enfermagem a pessoa idosa com depressão. Revista Saúde. v. 1, n. 1, p. 23-45, 2012.

Published

2021-02-08

How to Cite

Lima, T. M., Silva, V. de S., Moura, L. L. M. da S. D. de, Galvão, A. K. de A. A., Souza, V. K. S. de, & Lacerda, S. D. L. de. (2021). Intervenções de enfermagem em idosos depressivos: uma revisão da literatura/Nursing interventions in depressed elderly: a literature review. Brazilian Journal of Development, 7(2), 11870–11883. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-014

Issue

Section

Original Papers