Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy

Authors

  • Felipe dos Santos Belon
  • Cássio Lopes Carneiro
  • Daniela Batista Santos
  • Joalisson Bahia Santana
  • Antonia Natanayana Lima Mesquita
  • Felipe Henrique Santana da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-338

Keywords:

Matemática, Ludicidade, Raciocínio lógico, Ensino, Aprendizagem.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo socializar algumas atividades desenvolvidas no projeto intitulado “Matemática é Show”, realizado por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Entre os propósitos desse projeto, destacamos a utilização de atividades lúdicas para o ensino de Matemática, demonstrando aos estudantes da educação básica e à sociedade, que a Matemática está presente no seu dia-a-dia e pode ser aprendida de forma simples e descontraída. Assim, apresentamos os jogos: da “Onça”, “Avança com o Resto” e o “Jogo da Travessia”, que envolvem raciocínio lógico, estratégias de jogo e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Podemos afirmar que, o público se sentiu mais atraído pela Matemática apresentada de forma lúdica e divertida, bem como, percebemos possibilidades de desenvolver um ensino para além de práticas meramente mecânicas.

References

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: MEC/SEF, 1998.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo – SP: IME-USP, 1996.

GRANDO, R.C. O conhecimento Matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas: FE/UNICAMP. Tese de Doutorado, 2000. 183p. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Matematica/tese_grando.pdf > acesso em 14/12/2015.

LARA, I. C. M. Jogando com a matemática. São Paulo: Rêspel, 2003.

PIAGET, J. A formação de símbolo na Criança: Imitação, jogo, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Cristiane Oiticia. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.

SMOLE, K. S., DINIZ, M. I., CÂNDIDO. Jogos de Matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007a. (Série Cadernos do Mathema - Ensino Fundamental).

Published

2021-02-18

How to Cite

Belon, F. dos S., Carneiro, C. L., Santos, D. B., Santana, J. B., Mesquita, A. N. L., & Silva, F. H. S. da. (2021). Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy. Brazilian Journal of Development, 7(2), 16657–16671. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-338

Issue

Section

Original Papers