O estudo do Pré-cálculo na educação a distância mediante conexões com problemas reais / The study of pre-calculus in distance education through connections with real problems

Authors

  • Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Fernanda Fonseca
  • Ederson Cichaczewski
  • Edson Pedro Ferlin

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-470

Keywords:

aplicações, educação a distância, pré-cálculo

Abstract

Mesmo em uma sociedade onde a comunicação e a tecnologia apresentaram recentes avanços bastante significativos, o estudo da matemática ainda é algo que para a maioria dos professores e estudantes é algo abstrato, desmotivador e distante da realidade. Em relação à disciplina de Pré-cálculo, as obras e o material didático existentes são amplamente teóricos e na maioria dos casos não apresentam exemplos de aplicações em situações reais. Com o objetivo de apresentar os temas dessa disciplina de maneira motivadora e útil aos estudantes, todo o material didático da disciplina ofertada para os cursos a distância de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção de uma grande instituição de ensino superior com sede em Curitiba. A verificação dos resultados decorrentes dessa escolha foi feita de forma qualitativa mediante a análise das interações com estudantes e outros professores. No estudo fica evidente que a motivação e a postura dos estudantes em relação aos estudos são bastante inspiradoras quando o estudo é feito de forma tradicional e desprovida de aplicações e de relações com situações do cotidiano dos estudantes.

 

 

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9.394/96, 20 de dezembro de 1996.

DEVLIN, K. O gene da matemática. Rio de Janeiro, Record, 2004.

MARTINS, O. B. Teoria e prática tutorial em educação à distância. Educar em Revista, n. 21, Curitiba, Editora UFPR, 2003. p. 1-19.

MARTINS, O. B. Os caminhos da EAD no Brasil. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, mai-ago/2008. p. 357-371.

MUGNOL, M. A educação à distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 27, mai-ago/2009. p. 335-349.

ZANARDINI, R. A. D. Um breve olhar sobre a história da matemática. Curitiba, Intersaberes, 2017. p. 21-22.

Published

2021-02-23

How to Cite

Zanardini, R. A. D., Fonseca, F., Cichaczewski, E., & Ferlin, E. P. (2021). O estudo do Pré-cálculo na educação a distância mediante conexões com problemas reais / The study of pre-calculus in distance education through connections with real problems. Brazilian Journal of Development, 7(2), 18457–18466. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-470

Issue

Section

Original Papers