Projeto e validação de um sistema de automação para controle de temperatura em máquinas de secagem de café / Design and validation of an automation system for temperature control in coffee drying machines

Authors

  • Arthur Ferreira Rezende Delfim
  • Rudolf Huebner
  • Antônio Augusto Torres Maia
  • Eduardo José Lima II
  • Gabriel Mendes de Almeida Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-473

Keywords:

Projeto, Automação, Secador, Café, Mecânica.

Abstract

No processo de beneficiamento do café, os estudos mostram que a secagem é a etapa mais importante na determinação da qualidade do produto final. A demanda do mercado internacional de café de alta qualidade aumenta a cada ano e sua oferta não consegue acompanhar esse crescimento, o que revela dificuldades na melhoria qualitativa do fruto. Uma delas, e talvez a mais prejudicial, é a variabilidade da temperatura do ar de secagem, que se não for controlada, provoca danos físicos, tais como descoloração de grãos, rupturas e rachaduras, e também danos químicos, como a elevação da acidez graxa e alterações na estrutura dos compostos voláteis, favorecendo a má qualidade da bebida. Dessa forma, dada a importância do controle de temperatura em questão, o presente trabalho mostra a concepção, instalação e teste de um projeto de automação do processo de secagem de café, mostrando a viabilidade de utilização de controladores de baixo custo (PIC16f877A), capaz de manter uma temperatura pré-determinada na massa de café, dentro das máquinas, durante todo o processo.

 

References

BACHA, E. L. Análise Econométrica do Mercado Internacional de Café e da Política Brasileira de Preços. Ensaios Econômicos da EPGE, n. 2. Instituto BrasIleiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, 1970;

CARVALHO, E. R. Investigação sobre incandescência em madeira. Dissertação de Mestrado, São José dos Campos, 1999.

CUNHA, M.L. Canto, M.W.; Cortez, J.G. Ensaios preliminares sobre a secagem de café cereja descascado por ar quente assistido a microondas. 21° Congresso Brasileiro Pesquisas Cafeeiras, p.147-150, 1995.

DIAS, W. B.; Finzer, J. R. D. Secagem de feijão carioca em secador rotativo / Carioca bean drying in rotating dryer. Brazilian Journal of Development, Vol. 5, nº 3, 2019.

DONADON, L. V. Fundamentos da teoria de controle – Notas de aula. UFMG, 2013;

EMBRAPA - Sistemas de Produção de café, acessado em 08/07/2015. Disponível em <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/Cafe/CultivoCafeRobustaRO/colheita>.

GODINHO, R. P. Vilela, E. R.; Oliveira, G. A.; Chagas, S. J. R. Variações na cor e na composição química do café. Revista Brasileira de Armazenamento. Viçosa, 2000.

MENDES, A.N.G.; Abrahao, E.J.; Cambraia, J.F.; Guimaraes, J.R. Recomendações técnicas para a cultura do cafeeiro no Sul de Minas. Biblioteca Rui Tendinha, Lavras, UFLA, 1995. 54p.

MOREIRA, D. H. F.; Freitas, F. F.: LANDY, C. C. R.; Charbel, A. L. T. Análise da secagem de café em secador solar passivo direto / Analysis of coffee drying in direct passive solar dryer. Brazilian Journal of Development, Vol. 5, nº 9, 2019.

OCTAVIANI, J. C. Avaliação de qualidade e custos de secagem de café cereja descascado desmucilado, em secador horizontal rotativo, com utilização de lenha de eucalipto e GLP. Journal Ecossitema, Vol. 29, nº2, 2004.

RENA, A.B.; Malavolta, E.; Rocha, M.; Yamada, T. Cultura do cafeeiro: fatores que afetam a produtividade. Associação de Pesquisa do K e Fosfato. Piracicaba, 1986.

SILVA, J. S.; Sampaio, C. P.; Machado, M. C; Monaco; P. A. Secagem e Armazenagem de café – tecnologia e custos. Livro, Cap. 1, UFV, Viçosa, 2001.

Published

2021-02-23

How to Cite

Delfim, A. F. R., Huebner, R., Maia, A. A. T., Lima II, E. J., & Carvalho, G. M. de A. (2021). Projeto e validação de um sistema de automação para controle de temperatura em máquinas de secagem de café / Design and validation of an automation system for temperature control in coffee drying machines. Brazilian Journal of Development, 7(2), 18502–18517. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-473

Issue

Section

Original Papers