Pesquisa como princípio educativo: um estudo acerca de vivências de licenciandos em matemática / Research as an educational principle: a study about the experiences of mathematics undergraduate students

Authors

  • André Luiz Ferreira de Carvalho Melo
  • Ana Valéria Borges de Carvalho Melo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-513

Keywords:

Educação, Formação de Professores, Pesquisa.

Abstract

O objetivo do presente artigo foi compreender como a pesquisa se apresenta enquanto princípio educativo no currículo do curso de licenciatura em matemática do IFPI Campus Floriano. Partimos do pressuposto de que a pesquisa na formação de professores é uma indispensável ferramenta formativa, uma vez que atua na significação e (re)construção de conceitos. Esta pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, tendo como instrumento Análise Documental e a Observação Participante, e se deu durante o desenvolvimento do Componente Curricular Projeto Integrador III do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI Campus-Floriano. Para tanto, foram utilizados Demo (1998), Demo (2006),  Moraes (2002), Imbernón (2011) entre outros para a fundamentação teórica. O estudo evidenciou que a pesquisa enquanto princípio educativo foi utlizado no componente curricular investigado, propciando aos professores em formação inicial um posicionamento crítico e reflexivo da realidade.

References

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

BOGDAN, R. C. BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

DEMO, P. Educar pela Pesquisa. 3 ed. Campinas, SP. Ed. Autores Associados. 1998.

________. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo. Editora Cortez,

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre-RS: ArtMed, 1998.

HERNÁNDEZ, F. VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um calendoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas,1999.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ (PIAUÍ). Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática – Campus Floriano. Teresina-PI. 2016

LÜDKE, M. O professor e a pesquisa. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001

MASETTO, M. T. Aula na universidade. In: CUNHA, M.I.; SOARES, S.R.; RIBEIRO, M. Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Bauru: Editora UEFS, 2009.

MINAYO, M. C. de S.(org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

MORAES, R. Produção em Sala de Aula com Pesquisa: superando limites e construindo possibilidades. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Pesquisa em Sala de Aula: Tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

PENIN, S. T. S. Didática e cultura: o ensino comprometido com o social e a contemporaneidade. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001.

ROITMAN, I. Educação científica: quanto mais cedo, melhor. Brasília, DF: RITLA, 2007.

SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Educação científica e humanística em uma perspectiva Freireana: resgatando a função do Ensino CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VIEIRA, L. A.; Et al. Educar e aprender pela pesquisa: uma opção metodológica à construção dos saberes. Brazilian Jornal of Develop. V. 6, N. 9. 2020.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2021-02-24

How to Cite

Melo, A. L. F. de C., & Melo, A. V. B. de C. (2021). Pesquisa como princípio educativo: um estudo acerca de vivências de licenciandos em matemática / Research as an educational principle: a study about the experiences of mathematics undergraduate students. Brazilian Journal of Development, 7(2), 19025–19036. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-513

Issue

Section

Original Papers