Seleção de material para a fabricação de fuselagem de aeromodelo / Material selection for model airframe manufacturing

Authors

  • Anderson Sousa dos Santos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ebson Freitas da Costa
  • Tharcysio Fernando Barros de Souza
  • Maciel da Costa Furtado

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-131

Keywords:

Aeromodelo, Fuselagem, analise computacional, índice de desempenho.

Abstract

O projeto de um aeromodelo consiste, dentre outros, no dimensionamento das várias partes que compõe o modelo. A fuselagem, em especial, é a parte responsável por desempenhar um papel fundamental na estrutura do aeromodelo, pois a ela é atribuída componentes importantes, tais como, as asas, estabilizadores e trem de pouso, que são os elementos estruturais fundamentais para decolagem, controle e aterragem, respectivamente. A este respeito, um ponto importante no projeto de aeromodelo é a seleção do material que irá compor a fuselagem e que reúna as três principais características necessária a saber: leveza, resistência mecânica e baixo custo. Diante disso, este artigo apresenta uma metodologia de seleção de materiais adequada para a construção de uma fuselagem com estrutura treliçada. Esta metodologia foi aplicada a um modelo de aeronave que tem como intuito competir no concurso SAE Brasil Aerodsign. As etapas de seleção foram baseadas em uma metodologia amplamente empregada na literatura, que inclui o atendimento das funções operacionais de componentes, restrições, objetivos e variáveis livres do processo. Esta metodologia conta com uma análise computacional, que permiti identificar os materiais mais adequados para a construção do modelo de aeronave empregado, adotando um índice de desempenho, com base no tipo de geometria e nas forças que atuam em sua estrutura.

References

Ashby, M. F., 2012, Seleção de materiais no projeto mecânico, Ed. Elsevier, Rio de Janeiro, Brasil, 663 p.

Collins, J. A., 2014, Projeto mecânico de elementos de máquinas: uma perspectiva de prevenção de falha, Ed. LTC, Rio de Janeiro, Brasil, 740 p.

Hibbeler, R. C., 2010, Resistência dos materiais, Ed. Pearson Prentice Hall, São Paulo, Brasil, 637 p.

Published

2021-03-07

How to Cite

dos Santos, A. S., da Costa, E. F., de Souza, T. F. B., & Furtado, M. da C. (2021). Seleção de material para a fabricação de fuselagem de aeromodelo / Material selection for model airframe manufacturing. Brazilian Journal of Development, 7(3). https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-131

Issue

Section

Original Papers