Aoga: plataforma mobile gamificada para auxílio na adoção de uma nova metodologia de ensino / Aoga: gamified mobile platform for assistance in adopting a new teaching methodology

Authors

  • Kallyuonogucharas Araújo Reis Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Raquelly Brenna Régis da Silva
  • Luiz Fernando Virgínio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-149

Keywords:

Gamificação, ensino, plataforma, motivação, engajamento.

Abstract

Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento da plataforma gamificada Aoga, que reúne e proporciona recursos para gamificar o processo ensino-aprendizagem do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa deu-se a partir da aplicação de um questionário a um grupo de discentes do IFRN do campus Currais Novos, o qual mostrou a necessidade implícita de um sistema gamificado em sala de aula. Após a finalização do desenvolvimento, a plataforma foi posta em teste em duas turmas do IFRN. Devido à pandemia do Sars-CoV-2 nos anos de 2020 e 2021 e à suspensão do calendário acadêmico do IFRN de março até setembro de 2020, a fase de testes do sistema ocorreu somente durante três meses em um sistema de ensino atípico – o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Mesmo assim, resultados promissores foram obtidos. O principal mecanismo deste projeto foi criar uma relação de dependência entre o desempenho acadêmico e a evolução no jogo, e, com isso, gerar, nos alunos e professores, uma maior motivação e um melhor engajamento no processo educacional, intelectual e social.

 

 

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Published

2021-03-08

How to Cite

Reis, K. A., da Silva, R. B. R., & da Silva, L. F. V. (2021). Aoga: plataforma mobile gamificada para auxílio na adoção de uma nova metodologia de ensino / Aoga: gamified mobile platform for assistance in adopting a new teaching methodology. Brazilian Journal of Development, 7(3), 22956–22980. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-149

Issue

Section

Original Papers