CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience

Authors

  • Juliana Oliveira Costa e Santos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Mairy Any Marques Amorim
  • Miranda Maria Salgueiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-208

Keywords:

Sarau, Meio Ambiente, Ação-Reflexão-Ação, Prática Pedagógica.

Abstract

Os saraus iniciaram no século XIX e aconteciam ao entardecer. Eram eventos desenvolvidos por grupos de pessoas que tinham como objetivo promover encontros culturais, onde poderiam se manifestar artisticamente. Atualmente, o sarau está sendo retomado pelas escolas, pois os espetáculos estudantis fazem parte das ações escolares, como forma de fortalecimento de identidade cultural. Dessa maneira, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Cleonice Miranda da Silva, situado no município de Colíder, com a intenção de despertar nos jovens, adultos e idosos, o gosto pela leitura; desenvolver e aprimorar habilidades artísticas; produzir e recitar poesias, fortalecendo assim a linguagem de forma reflexiva e funcional elaborou o projeto “SARAU DO CEJA”. Que passou a ocorrer anualmente desde 2011 e no ano de 2018 teve como tema: Meio Ambiente, consumo consciente de água, objetivando proporcionar aos alunos uma forma de aprimorar seus conhecimentos de uma maneira envolvente, participativa e que possa, prazerosamente, melhorar sua aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como orientação metodológica a pesquisa-ação. Este relato teve como referencial teórico Libâneo (2004); Lacerda (2009); Bulgraen (2010); Base Nacional Comum Curricular: Área de Linguagem (2017). As ações que foram desencadeadas conseguiram sensibilizar os estudantes quanto ao cuidado com o meio em que vivemos. Assim pode-se concluir que a instituição desempenha sua função principal que é de promover a inclusão social e atuar   como espaço de construção do conhecimento.

References

BRASIL. Ministério da Educação. DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DE CURRICULAR PARA MATO GROSSO: concepções para a educação básica. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/12IdfeadygzgIyA2FnyYB0tpHZiYSJw9p/view>. Acessado em 03/11/2019

BULGRAEN, Vanessa C. O PAPEL DO PROFESSOR E SUA MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Conteúdo, Capicari, v.1, n,4, ago./dez.2010.

COELHO, L.; PISONI, S. VYGOTSKY: sua teoria e a influência na educação. Disponível em <http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/e-ped/agosto_2012/pdf/vygotsky_-_sua_teoria_e_a_influencia_na_educacao.pdf >. Acessado em 09 de Jul. de 2019.

LIBÂNEO. José Carlos: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: teoria e prática. 5 ed. São Paulo: Editora Alternativa, 2004.

LACERDA, Vivian – Artigo – A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO – vida plena à cidadania. Disponível em: <http://desvaneco.blogspot.com/2013/06/a-importancia-da-arte-na-educacao-vida.html>. Acessado em: 09 de Jul. de 2019.

PALHACI, Maria do C. J.P et al. A IMPORTÂNCIA DA ARTE COMO MEIO DE RECICLAGEM E COMO FORMAÇÃO DE UM NOVO PENSAMENTO AMBIENTAL. Disponível em:< https://pdfs.semanticscholar.org/bdb3/4a42834bd9c8e174faca71fa410b7514fa43.pdf>. Acessado em 09 de Jul. de 2019.

VERDE, Redação Pensamento. QUAL O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE UMA GARRAFA PET?. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/qual-e-o-tempo-de-decomposicao-da-garrafa-pet/> . Acessado em 01 de Junho de 2019.

Published

2021-03-10

How to Cite

e Santos, J. O. C., Amorim, M. A. M., & Salgueiro, M. M. (2021). CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience. Brazilian Journal of Development, 7(3), 23950–23958. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-208

Issue

Section

Original Papers