Interatividade, tecnologias digitais e acervo no espaço expositivo: os casos da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu do Amanhã / Interactivity, digital technologies and collection in the exhibition space: the cases of the Pinacoteca of the State of São Paulo and the Museum of Tomorrow

Authors

  • Bianca Manzon Lupo
  • Diego Enéas Peres Ricca

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-225

Keywords:

Museu, Tecnologia, Interação computador-humano, Design de Exposições.

Abstract

Estratégias de design museográfico interativo, integrando tecnologias digitais a artefatos e instalações, vem sendo amplamente utilizadas no espaço expositivo contemporâneo, explorando novas possibilidades de relação entre público e acervo museológico; permitindo distintas formas de apropriação, percepção e ressignificação do objeto museal. O artigo pretende analisar comparativamente a relação estabelecida entre a mediação tecnológica interativa em função da natureza do acervo apresentado: material ou digital. Para tanto, partiu de dois casos de referência brasileiros escolhidos para análise: a experiência “A Voz da Arte” (Pinacoteca do Estado do São Paulo, 2017); e a seção “Amanhãs” (Museu do Amanhã, 2015). A análise parte da observação sistemática do processo de visitação e da elaboração de entrevistas com o público. Desta maneira, pretende-se aprofundar o entendimento acerca das estratégias de design museográfico aplicadas a distintas modalidades de acervo museológico, compreendendo aspectos relevantes para o entendimento das formas de interação humana em relação à tecnologia.

References

AUSTRALIAN MUSEUM. Tracking and observation studies. Disponível em: <https://bit.ly/2Eh0s95>. Acesso em: 17 out. 2016.

BARTH, F. Alguns detalhes técnicos e desafios do projeto “A voz da arte – IBM | Watson”. 2017. Disponível em: <http://bit.ly/2JsFx4M>. Acesso em: 11 jul. 2019.

CSIKSZENTMIHALYI, M. e HEMANSON, K. Intrinsic Motivation in Museums: Why Does One Want to Learn? In J. H. Falk & L. D. Dierking (Eds.), Public institutions for personal learning (p. 67-77). Washington, DC: American Association of Museums, 1995.

DAVALLON, J. L´exposition à l´ouevre: stratégies de communication et médiation symbolique. Paris: L´Harmattan, 1999.

DAVALLON, J. Comunicação e sociedade: pensar a concepção da exposição. In: BENCHETRIT, S. Museus e comunicação: exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010. p. 21-34.

DIVULGAÇÃO. Museu do Amanhã. Rio de Janeiro: 2015.

DZIKEAN, Vince. Virtuality and the art of exhibition: curatorial design for the multimedial museum. Chicago: Intellect, 2012. 207p.

FIGUEIREDO, Renata Dias de Gouveia de. Exposição contemporânea no Brasil: a sedução das exposições cenográficas. São Paulo, 2011.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Artmed editora, 2008. ISBN 853631852X.

GOUVEIA, Inês e PEREIRA, Marcelle. A emergência da museologia social. Salvador, Rev. Pol. Cult., v. 9, dez. 2016.

JENSEN, Jens F. Interactivity: tracking a new concept in media and communication studies. Nordicom Review. Gotemburgo, n. 19, v. 1, p. 185-204, nov. 2003. Disponível em: <https://goo.gl/45VNzd>. Acesso em: 20 jan. 2016.

MARQUES, L. M. S. O museu Beta: estratégias para um museu sempre contemporâneo. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. 2011.

MASSABKI, P. Centros e museus de ciência e tecnologia (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. 2011.

MONTANER, Josep Maria. Museus para o século XXI. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. 157p.

MUSEU DO AMANHÃ (Rio de Janeiro, Brasil). Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2017.

McCARTHY & WRIGHT (2004). Technology as experience. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2004.

SANTACANA, J. & PIÑOL, C. Manual de museografía interactiva. Gijón: Trea, 2010.

SANNINO, A.; DANIELS, H. & GUTIÉRREZ, K. D. Learning and expanding with activity theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

SILVA, Douglas Falcão. Padrões de interação e aprendizagem em museus de ciências. 1999, 279 f. Tese (Mestrado em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biomédicas. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

SIMON, H. A. Rationality as process and as product of thought. The American economic review, v. 68, n. 2, p. 1-16, 1978. ISSN 0002-8282.

TALLON, L. e WALKER, K. Digital technologies and the museum experience: handheld guides and other media. Nova Iorque: Altamira Press, 2008.

TEIXEIRA, K. O patrimônio imaterial sob a ótica dos museus: novas aproximações, perspectivas e rupturas. (Dissertação de mestrado). Museu de Arqueologia e Etnologia. Universidade de São Paulo.

TOSHNIWAL, S. et al. USHER: an intelligent tour companion. Proceedings of the 20th International Conference on Intelligent User Interfaces Companion, 2015, ACM, 2015. p.81-84.

WAGENSBERG, J. Hands on. In this museum, touching is the rule. In: UNESCO Courier. Dez. 2006a. p. 14-15.

WAGENSBERG, J. Cosmocaixa. The total museum. Through conversation between architects and museologists. Barcelona: Sacyr, 2006b.

WAGENSBERG, J. The “total” museum: a tool for social change. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Barcelona, 2005, v. 12, p. 309-321. Disponível em: <https://goo.gl/i1UiwP>. Acesso em: 02 mar. 2017

YALOWITZ, S. e BRONNENKANT, K. Timing and tracking: unlocking visitor behavior. Routledge: Visitor Studies, 2009, v. 12. p. 47-64.

Published

2021-03-11

How to Cite

Lupo, B. M., & Ricca, D. E. P. (2021). Interatividade, tecnologias digitais e acervo no espaço expositivo: os casos da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu do Amanhã / Interactivity, digital technologies and collection in the exhibition space: the cases of the Pinacoteca of the State of São Paulo and the Museum of Tomorrow. Brazilian Journal of Development, 7(3), 24174–24198. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-225

Issue

Section

Original Papers