Produção e Reintrodução de mudas de Pimenta do reino (Piper nigrum L.) na agricultura familiar de Serraria-PB / Production and Reintroduction of Chili pepper (Piper nigrum L.) seedlings in the family farm of Serraria-PB

Authors

  • Wedson Aleff Oliveira da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Alexandre Eduardo de Araujo
  • Matusael Douglas Andrade da Silva
  • Juliana Ferreira de Lima
  • Carlos Jardel Andrade Oliveira
  • Amanda Dias Costa
  • Gerson João da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-255

Keywords:

Pipericultura, Produção e socialização de mudas, Composto orgânico, Enraizamento de estacas

Abstract

A pimenta-do-reino (Piper nigrum L.), cultura de exploração milenar, é uma das especiarias mais importantes e consumidas mundialmente. A microrregião do Brejo Paraibano é uma área promissora na produção de pimenta-do-reino, com climas e solos propícios para a produção; o município de Serraria-PB em particular, possui a prática do cultivo da pimenta-do-reino, porém com o passar do tempo essa cultura foi substituída, devido a dificuldades encontradas para cultivo, colheita e comercialização. Desta maneira, objetivou-se despertar o interesse na reintrodução da pimenta-do-reino como importante cultivar da agricultura local, apresentando a Pimenta-do-reino enquanto vocação ambiental, tecnológica e econômica para a agricultura familiar de Serraria-PB, além de distribuir mudas de pimenta-do-reino com os os mesmos, testando experimentalmente e definindo a melhor forma de propagação assexuada das variedades locais, comparando o potencial do extrato enraizador a base de tiririca com os demais tratamentos. Para isto, o trabalho se caracteriza prioritariamente por duas etapas, uma de socialização de práticas agroecológicas e produção de mudas de pimenta-do-reino, através dos métodos de DRP, e a segunda etapa de experimentação, a qual se subdividiu em dois experimentos, conduzidos por um delineamento inteiramente casualizado (DIC), sob os tratamentos: experimento 1: estacas com e sem nó e diferentes concentrações de extrato de enraizador natural comparado ao enraizador sintético e experimento 2: diferentes concentrações de composto orgânico (0%, 25%, 50% e 75%), com e sem aplicação de microrganismos eficientes. As estacas de pimenta do reino com nó influencia positivamente no comprimento da raiz, contudo, afeta o diâmetro da raiz; não houve diferença significativa nas doses de enraizadores, tanto natural, como sintético, sendo indicado a aplicação de enraizadores naturais; a concentração de composto orgânico acima de 50% prejudica na quantidade de folhas das mudas de pimenta do reino.

References

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4.ed. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

ARRUDA, L. A. M. et al. Atividade hormonal do extrato de tiririca na rizogênese de estacas de sapoti. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE-JEPEX, 9, 2009, Recife. Anais... Recife: UFRPE, 2009.

BARBOSA, G. J; FRANÇA, J. F. Organização da Feira da Agricultura Familiar no Município

de Serraria (PB). SEMAGEO, UEPB, Guarabira, 2015.

BARBOSA, G. J. Participação dos Agricultores Familiares de Serraria (PB) no Programa Nacional da Alimentação Escolar. In: IX Encontro Nacional das Licenciaturas em Ciências

Agrárias, 2014, Bananeiras.

CAVALCANTE, M. J. B.: Sistema de produção da Pimenteira-do-reino. Cultivo da Pimenta- do-Reino na Região Norte. Pará: EMBRAPA, 2005. Disponível em: http://www.sistemasdeprodução.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Pimenta/PimenteiradoReino/index.htm Acesso em setembro de 2018.

CHAVES, T. de A. 1983-Propagação vegetativa de espécies florestais com potencial para uso como cerca viva. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica, 2016. 33 f.: il.

FANTI, F. P. Aplicação de extratos de folhas e de tubérculos de Cyperus Rotundus L. (cyperaceae) e de auxinas sintéticas na estaquia caulinar de Duranta repens L. (verbenaceae). Curitiba, 2008, 85f. Dissertação (Mestrado em Botânica), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3 ed. – Porto

Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

GOMES, E. N.; KRINSKI, D. Propagação vegetativa de Piper umbellatum L. (Piperaceae) em substratos e comprimentos de estacas. Revista Scientia Agraria,vol. 17 n°. 3 Curitiba jul/dez. 2016 p. 31-37

IBGE (Org.). Infográficos: dados gerais do município. 2018. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 23 de agosto de 2018.

LIMA, Juliana Ferreira de. Feira da Agricultura Familiar de Serraria-PB e as Tecnologias Agroecológicas para o Fortalecimento e Valorização dos Agricultores Familiares. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2019.

LOPES, M. C. S.; MELO, Y. L.; BEZERRA, L. L.; RIBEIRO, M. C. C.; BERTINO, A. M. P.;

FERREIRA, N. M. Propagação vegetativa por estaquia em marmeleiro (Croton sonderianus) submetido a diferentes indutores de enraizamento. ACSA – Agropecuária Científica no Semi-

Árido, v. 10, n. 2, p. 111-116, abr - jun, 2014.

MESQUITA, E. F. et al. Produção de mudas de mamoeiro em função de substratos contendo esterco bovino e volumes de recipientes. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 7, n. 1, p. 58-65, 2012.

OLIVEIRA, A. P. ALVES, E. U.; SILVA, J. A.; ALVES, A. U.; OLIVEIRA, A. N. P.; LEONALDO, F. A. P.; MOURA, M. F.; CRUZ, I. S. Produtividade da pimenta-do-reino em função de doses de esterco bovino. Horticultura Brasileira, v. 25, p. 408-410, 2007.

PRABHAKARAN NAIR, K.P. Agronomy and economy of black pepper and cardamom. The

“King” and “Queen” of Spices. London: Elsevier Science Publishing, 2011. p.366.

VERDEJO, M. E. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Secretaria da Agricultura familiar.

Diagnóstico Rural Participativo. Brasília, 2006.

Published

2021-03-11

How to Cite

da Silva, W. A. O., de Araujo, A. E., da Silva, M. D. A., de Lima, J. F., Oliveira, C. J. A., Costa, A. D., & da Silva, G. J. (2021). Produção e Reintrodução de mudas de Pimenta do reino (Piper nigrum L.) na agricultura familiar de Serraria-PB / Production and Reintroduction of Chili pepper (Piper nigrum L.) seedlings in the family farm of Serraria-PB. Brazilian Journal of Development, 7(3), 24606–24621. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-255

Issue

Section

Original Papers