Diversificação do ensino em Genética e Citologia visando melhor aprendizado e diminuição da retenção e evasão/ Diversification of teaching in Genetics and Cytology to improve learning and reduce retention and evasion

Angélica Pataro Reis, Amanda Miranda Castro, Leonara Teixeira Alves, Bruna Lúcio Oliveira Barbosa, Luana Faria Tristão, Janaína de Oliveira Melo

Abstract


O presente trabalho foi implementado em 2017 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus JK/Diamantina-MG, com o objetivo de facilitar o aprendizado nas unidades curriculares de Genética e de Citologia oferecidas pelo Departamento de Ciências Básicas, por meio da elaboração de materiais didáticos alternativos, jogos educativos, novos instrumentos de avaliação, criação de páginas no Facebook e Instagram para divulgação de curiosidades e informações na área. Uma das mais significativas ações desenvolvidas foi a implementação de grupos de estudos com o propósito de servir como apoio àqueles que possuem maior dificuldade nas disciplinas. De acordo com os resultados obtidos, houve uma redução nos índices da retenção e evasão. Além disso, alunos repetentes tiveram a oportunidade de melhorar o rendimento e evitar nova retenção. O trabalho faz parte do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação – PROAE, administrado pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD da UFVJM.


Keywords


metodologias de ensino, recursos didáticos, atividades interativas, melhorias do ensino e do aprendizado.

References


ALBERTS, B. et al,. Fundamentos da biologia celular. 3.ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2011. 864p.

BARNI, G. S. A importância e o sentido de estudar genética para estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino em Gaspar (SC). Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2010. 184p.

FAGUNDES, W. A.; PEREIRA, C. M.; CRISOSTIMO, A. L. A aplicação da Biotecnologia no ensino como forma de disseminar Ciência e Tecnologia. Anais do 4º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão, Ponta Grossa, 2012.

GRIFFTHIS, A. J. F., et al. Introdução à genética. 11ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2016. 780p.

KLAUTAU, G. N. et al. Relação entre herança genética, reprodução e meiose: um estudo das concepções de estudantes universitários do Brasil e Portugal. Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, Disponível em www.http://ensciencias.uab.es, ISSN 0212-4521, 2009. 4p.

LIMA, C. L.; MANCINI, K. C.; GONTIJO, A. B. P. L. Aprendendo genética molecular a partir de métodos alternativos. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, 2020.

MARTINS, A. F. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Formação de professores: interação universidade – escola no PIBID/UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN: Editora Diorama Design, 2011. 340p.

TEMP, D. S. Facilitando a aprendizagem de genética: uso de um modelo didático e análise dos recursos presentes em livros de Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011. 84 f.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-326

Refbacks

  • There are currently no refbacks.