Projeto de laminador compacto voltado a indústria alimentícia / Project of compact laminator aimed to food industry

Authors

  • Fábio Brongar Milech Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Dievan Cândia Froner
  • Alberto Conceição da Cunha Neto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-351

Keywords:

Indústria alimentícia, laminação, manutenção.

Abstract

Nas indústrias do setor alimentício que desenvolvem produtos com uniformidade de um padrão geométrico, são utilizados em suas linhas de produção equipamentos com a finalidade de efetuar a laminação do produto, deixando-o na forma pré-definida pelo controle de qualidade da empresa. Equipamentos laminadores utilizados em indústrias alimentícias geralmente são máquinas robustas que não possuem fabricação no Brasil, o que acaba encarecendo seu valor tanto de aquisição como de manutenção, levando as empresas a buscarem peças não originais, onde, por vezes, utilizando materiais de baixa qualidade, além da necessidade de adaptações no equipamento. Desta forma, este trabalho teve como objetivo o dimensionamento de um laminador compacto quando comparado com os encontrados no mercado, buscando redução decustos de projeto, fabricação e manutenção de componentes, devidamente adequada a NR-12. Para tal, foi feito projeto teórico de um equipamento, para o qual foram calculadas a estrutura e os materiais respectivos para análise da viabilidade de construção de um equipamento compacto. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que há possibilidade real de sua fabricação, pois todos os objetivos propostos foram atendidos.

References

COLLINS, J. Projeto mecânico de elementos de máquinas: uma perspectiva de

prevenção de falhas. São Paulo: Editora LTC, 2006.

FELLOWS, P. Extrusão. In: FELLOWS, P. Tecnologia do Processamento de Alimentos: princípios e prática. Porto Alegre: [s.n.], 2006. cap. 14, p. 305-319.

MINISTÉRIO DO TRABALHO. NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Brasília, 2016.

SEBIO, L. Efeito de alguns parâmetros operacionais de extrusão nas propriedades físico-químicas da farinha de inhame (Dioscorearotundata). Campinas, 1996. 106 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas.

SHIGLEY, J. E. Elementos de máquinas. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1984. v. I e II.

Published

2021-03-15

How to Cite

Milech, F. B., Froner, D. C., & Neto, A. C. da C. (2021). Projeto de laminador compacto voltado a indústria alimentícia / Project of compact laminator aimed to food industry. Brazilian Journal of Development, 7(3), 26056–26073. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-351

Issue

Section

Original Papers